O presidente interino do IPCA, Agostinho Silva, congratula-se com a qualidade e dignidade do espaço e com a rapidez da Câmara Municipal em decidir e a aceitar a proposta do grupo de trabalho constituído pelo IPCA e pela Câmara Municipal. Acrescenta que “a realidade da Escola Hotel em Guimarães se fica a dever muito ao empenho total do presidente da Câmara, Domingos Bragança, em criar todas as condições para que isso fosse possível”.
A Quinta do Costeado é um edifício senhorial do século XVII, dispondo de um terreno com cerca de três hectares, onde se podem encontrar árvores centenárias. Realce para a existência de um jardim histórico que terá sido concebido pelo maior horticultor português do século XIX, José Marques Loureiro, sendo a sua recuperação um dos objetivos da autarquia.
Naquele local vai assim funcionar a Escola-Hotel da recém-criada Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA, cujo projeto terá características únicas em Portugal, inspirando-se em modelos de ensino de conceituadas escolas superiores de hotelaria como a de Lausanne, na Suíça.