Festa sem fronteiras juntou estudantes estrangeiros no IPCA

A iniciativa contou com a colaboração da Escola Secundária de Barcelos e da Associação Intercultural Amigos da Mobilidade, tendo juntado, no Campus do IPCA, jovens provenientes da Polónia, Turquia, Eslováquia, República Checa, Itália e Espanha.

Estes jovens encontram-se em Barcelos ao abrigo dos programas Erasmus (mobilidade para o ensino superior), Cumenius (ensino secundário) e Leonardo da Vinci (estágios profissionais).

A noite foi de animação a valer e contou com as atuações de todos os grupos académicos do IPCA. Coube à Tuna Feminina abrir o espetáculo, seguindo-se, ao longo de quase quatro horas de convívio, as atuações do Grupo de Fados, Coro Académico e Tuna Académica do IPCA (TAIPCA).

A fechar o espectáculo, subiram ao palco «Os Tritões», um grupo constituído por quatro professores da Escola Secundária de Barcelos que assinalou, neste Sarau Cultural do IPCA, a sua estreia.

Pelo meio, houve ainda lugar a uma surpresa com um jovem estudante turco, em Barcelos ao abrigo do programa Cumenius, que se ofereceu para uma breve atuação de beatbox. Para animar ainda mais a festa, um dos elementos da TAIPCA improvisou rimas ao ritmo rap, num dos momentos de maior animação entre o jovens que encheram o espaço da cantina do IPCA.

O Sarau Cultural realizou-se no âmbito da Semana Europeia que hoje termina, tendo em vista as comemorações do Dia da Europa. Esta iniciativa foi organizada em conjunto pelo IPCA e pelo CIED Barcelos, cujas instalações foram inauguradas, no Campus do instituto, no passado dia 6 de maio.