Fernanda Rollo conversou com professores e estudantes sobre o abandono escolar

A antiga secretária de Estado do Ensino Superior, professora universitária e membro do Conselho Geral do IPCA, Fernanda Rollo, esteve “à conversa” com professores e estudantes do IPCA sobre o abandono no ensino superior e estratégias para combater este problema que impacta na vida do estudante e da sociedade.

Numa conversa que decorreu em formato presencial e online, através do canal de YouTube do IPCA, Fernanda Rollo atribuiu os resultados obtidos no combate ao abandono e insucesso às instituições de ensino superior. “Paulatinamente, as instituições de ensino superior integraram estas questões do abandono e do insucesso nos seus programas estratégicos, bem como na sua atuação e reflexão ao nível pedagógico. O percurso tem sido, também, de aprendizagem, para as instituições, já que, até há uns anos, estas matérias não faziam parte das suas atribuições”, defendeu a professora.

Relativamente ao atual contexto de pandemia, Fernanda Rollo identifica esta fase como uma nova forma de aprendizagem e como “uma oportunidade interessante” para as instituições de ensino. Fernanda Rollo acredita que a exploração de novas práticas de desenvolvimento de projetos, em contexto de formação, “podem ser uma ferramenta de estímulo e de envolvimento dos alunos”.
A professora defende ainda que este eixo de trabalho “pode ser bastante produtivo, não só ao nível do abandono e do sucesso, mas também na articulação de novas dinâmicas de aprendizagem direcionadas para a matriz territorial e para as necessidades do mercado de trabalho”.

IPCA cria Observatório para prevenir e combater o insucesso e abandono escolar

Após a conversa com Fernanda Rollo sobre o “abandono escolar no ensino superior e estratégias para o combater” que marcou o arranque das celebrações do 26.º aniversário do IPCA, no dia 15 de dezembro, foi apresentado publicamente o programa Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar (OPAS).

Este é um modelo preditivo de análise de dados capaz de identificar indicadores de abandono/promoção escolar e tem como objetivo “monitorizar para intervir de forma preventiva e para ter mais capacidade de resposta” explicou a vice-presidente do IPCA, Patrícia Gomes, responsável pelo projeto.
A par do Observatório, o IPCA criou um Gabinete de Promoção do Sucesso Académico (GAPSA) e o InIPCA – um programa de mentoria que começou a ser implementado no ano letivo anterior.
Os apoios sociais que são angariados direta ou indiretamente, quer através dos Serviços de Ação Social, quer através do Fundo de Emergência Social do IPCA, têm sido fundamentais para evitar que os estudantes abandonem os estudos, sublinhou Patrícia Gomes.
A vice-presidente do IPCA adianta ainda que outra medida passa pela capacitação para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. “É preciso trabalhar a inovação pedagógica e a capacidade de reajustar métodos de ensino e de avaliação”, defende.
O OPAS centra-se na comunidade académica do IPCA, envolvendo os diversos agentes do ecossistema, mas o objetivo a curto prazo é “partilhar o modelo com todo o sistema de ensino superior”, através do grupo de trabalho que o IPCA integra, dinamizado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, lembrou que o abandono e a promoção do sucesso escolar “são um problema de todos e um dever de todos” e garantiu que “o IPCA irá dar o seu contributo e fazer a sua parte”.

Maria José Fernandes referiu ainda a importância do papel do provedor do estudante nesta ação na medida em que ouve os estudantes e sinaliza problemas que procura depois com os diversos agentes e serviços resolver.