FCT financia projeto de investigação do IPCA na área da Contabilidade Pública

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia aprovou o financiamento de um projeto de investigação do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA sobre "O processo de mudança da contabilidade pública como resultado da adoção das IPSAS na Península Ibérica”.

O projeto tem como principal objetivo investigar as mudanças da contabilidade no setor público da Península Ibérica, como resultado do processo de adaptação das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público).

As pressões externas e institucionais para introduzir a mudança nas práticas da contabilidade pública (a partir de contextos internacionais, nacionais e locais) e o papel e comportamento dos diferentes agentes de mudança neste processo constituem perspetivas a investigar.

A equipa do projeto é composta por quatro membros do CICF (João Carvalho, Patrícia Gomes – investigadora principal, Maria José Fernandes e Susana Rua). Integra, também, Estela Vilhena, docente do IPCA da área da Estatística, e seis membros externos pertencentes à Universidade de Coimbra, universidades de Espanha, Suécia e Austrália.

O projeto foi submetido no âmbito do concurso para projetos de IC&DT em todos os domínios científicos 2014 e tem a duração de três anos, com início em janeiro de 2016.

Com este projeto, o CICF e o IPCA veem reconhecido o seu trabalho de investigação na área da contabilidade pública e reforçada a sua estratégia de internacionalização ao nível da investigação.