A EIA abrange 450 participantes de mais de 70 nacionalidades, 90 equipas e 90 oradores e mentores. O Jornal Financial Times e a Google consideraram a EIA uma das “Europe’s 100 Digital Champions”.
Em colaboração com as melhores Universidades do mundo, a EIA, que se realiza pela primeira vez na cidade do Porto, é orientada a todos os estudantes de Instituições de Ensino Superior americanas, asiáticas e europeias de referência, adotando um formato de programa de empreendedorismo imersivo, muito prático, na lógica “learning by doing”. Esta escola de verão tem o objetivo fundamental de proporcionar uma experiência de aprendizagem experimental e capacitar para o empreendedorismo.
O Programa está organizado em três semanas intensivas, privilegiando o trabalho em equipas multidisciplinares. A primeira semana será orientada pela UC Berkeley, a segunda semana pela Google e a terceira semana é liderada pela Stanford University. Para aprender a desenvolver os seus projetos de negócio, os participantes poderão assistir a palestras e sessões dinamizadas por altos quadros de empresas como o Tik Tok, a Amazon, o Spotify, entre outras de renome mundial. No final, terão ainda a oportunidade de apresentar esses mesmos projetos a um painel de mentores e investidores de Silicon Valley.
A participação dos estudantes foi patrocinada pelo IPCA e pelo Banco Santander, no âmbito da estratégia de internacionalização do IPCA e da sua preocupação com a dinamização de experiências pedagógicas inovadoras, que aumentem o potencial empreendedor da sua comunidade académica.