Estudantes do IPCA entre as 10 melhores equipas da European Innovation Academy 2023

A European Innovation Academy afirma-se como o maior programa em inovação digital na Europa, abrangendo 450 participantes, mais de 70 nacionalidades. Nasceu em 2011, a partir de uma organização sem fins lucrativos, tendo-se tornado na “maior academia de empreendedorismo digital do mundo”.

A cerimónia oficial de encerramento do evento, decorreu no passado dia 4 de agosto na cidade do Porto, onde foram conhecidas as 10 startups mais inovadoras.

Ao longo de três semanas intensivas, a equipa do estudante do curso de mestrado em Gestão das Organizações do Politécnico do Cávado e do Ave, Pedro Barros, desenvolveu um projeto que visa encontrar uma solução para a falta de testes fiáveis de intolerância alimentar no mercado. Assim nasceu a “LeGut”, eleita uma das “TOP 10 Teams” da EIA 2023. A equipa de empreendedores terá agora a oportunidade de participar em sessões de mentoria oferecidas pela iBTIQUAR Innovation Lab.

Para além da “LeGut”, foi também premiado o projeto “Beacon” da estudante finalista da licenciatura em Design Industrial do IPCA, Aurora Nunes. “Beacon” é um software inovador que trabalha em conjunto com gestores de eventos para garantir a segurança de todos os participantes de concertos e festivais. Através do poder da localização e das especificações de emergência, o software fornece uma experiência mais segura e agradável para todos os amantes da música. Como parte do prémio, a equipa receberá sessões de mentoria da startup Venture Builder de Rodrigo de Alvarenga.

Adicionalmente, as 10 melhores equipas terão o apoio da Antler Iberia, um Fundo de Capital de Risco, para impulsionar a sua ideia rumo ao mercado.