Estudantes de Design de Calçado expõem criações para a primavera/verão 2017

Os estudantes do 1º e 2º anos do Curso Técnico Superior Profissional em Design de Calçado do IPCA, conhecido como Footwear Design Course, vão ter expostas as suas principais criações para a coleção primavera/verão 2017 na terceira montra do curso, que estará patente na loja n.º 243 do Guimarães Shopping, de 10 a 31 de março.

Com uma montra audaciosa, estarão expostos cerca de 15 modelos de sapatos para homem e mulher, designadamente sneakers, alpercatas, sandálias, Mary Janes e pumps. Embora haja uma grande variedade de modelos, a coleção tem um denominador comum: o uso de materiais alternativos à pele.

Um desafio que obrigou os alunos a um trabalho de pesquisa e de procura muito para além da sua componente teórica. A necessidade de realizar protótipos levou a que a escolha de materiais menos usuais na indústria do calçado, ou até mesmo materiais alternativos, fosse uma tarefa de identificação do material e da sua disponibilidade física e comercial. Isto para que os alunos conseguissem aplicar esses materiais na construção dos seus modelos reais.

O que oferece de novo?

Propostas de design conscientes da importância da sustentabilidade e rejeição da banalidade, com o desafio de reduzir a utilização da pele natural e apostar na criatividade e originalidade. Uma esperança no futuro, onde os materiais devem ser uma ferramenta de preservação e não de destruição da Natureza. Uma alternativa, diferenciada e apelativa de pensar o design de calçado, fruto de uma geração cada vez mais consciente. Um desejo de redução do impacto e vulnerabilidade do Homem, rumo à criação e consumo responsáveis. Celebração do design consciente e de uma sociedade mais sustentável. Porque a sustentabilidade é um estilo de vida, um compromisso de proteção de tudo aquilo que se ama e acredita.

Disponibilidade

A montra estará patente de 10 a 31 de março, na loja n.º 243 do Guimarães Shopping, situado na Alameda Dr. Mariano Felgueiras, em Guimarães, e pode ser visitada todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 23h00.

Sobre o Footwear Design Course

Criado em 2015, o footwear design course tem como missão formar designers de calçado para a indústria mais sexy da Europa.

Situado no polo de Guimarães do (IPCA), este curso, com a duração de 4 semestres, é o primeiro e único curso superior português nesta área, e caracteriza-se por ter uma componente de formação essencialmente prática focada no mercado da moda. O curso é constituído por uma equipa de professores altamente motivada e obcecada por design, makers apaixonados com experiência real em empresas e marcas nacionais. Empreendedores, marketers, criativos curiosos, pessoas que adoram trabalhar em equipa a idealizar e construir todo o tipo de calçado. Adoramos moda, design, inovação e claro adoramos sapatos.

O 4.º e último semestre reforça as competências dos estudantes com um estágio integrado nas principais marcas e empresas portuguesas de calçado, entre as quais se destacam a Eureka Shoes, Josefinas, Friendly Fire, Portugal Footwear, Lavoro, Ambitious, Green Boots, Codenoir, entre outras.