Estudantes de Design Industrial visitaram Hospitais da Universidade de Coimbra

Visita_HUC

Esta visita deu aos estudantes a oportunidade rara de interagirem com profissionais de saúde em vários serviços daquele hospital de referência, na tentativa de identificarem necessidades e oportunidades para novos produtos que melhorem a prestação de cuidados ou que contribuam para uma estadia mais confortável aos utentes.

A observação e a discussão com o pessoal clínico focaram aspetos ergonómicos, funcionais, organização de espaços e mesmo design emocional. Entre os serviços que abriram as portas aos estudantes incluiu-se a Ortopedia, Maternidade, Medicina Interna, Medicina Física, e Neurologia.

Segundo Ricardo Simões, diretor do curso de Mestrado em Desenvolvimento de Produto, “nos últimos anos, o design industrial tem tido um papel cada vez mais interventivo em dispositivos médicos, por exemplo na evolução de próteses e ortóteses, instrumentos cirúrgicos, ou mesmo em mobiliário hospitalar”.

A organização de visita de estudo aos Hospitais da Universidade de Coimbra contou com o apoio de Renata Gomes, reputada cientista do King’s College London na área da medicina cardiovascular, que acompanhou os estudantes do IPCA.