Estudantes de Design Gráfico do IPCA mostram projetos no Festival Art&Tur – de 24 a 27 de outubro

Esta exposição apresentará alguns dos trabalhos desenvolvidos no âmbito de duas das disciplinas da licenciatura em Design Gráfico da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. Trata-se de exercícios conceptuais em que a temática foi o Galo de Barcelos.

Os projetos em causa centraram-se em três temas: Cor e Conceito, Embalagem para o Galo e Postal de Barcelos.

O projeto Cor e Conceito foi desenvolvido na unidade curricular Ergonomia e Cor (2º ano diurno e pós-laboral). Tendo como ponto de partida o Galo de Barcelos, mas não se restringindo à sua representação mais óbvia, os alunos foram desafiados a representá-lo escolhendo um entre vários temas possíveis.

Para isso muniram-se de vários elementos da comunicação gráfica – como a textura, o tipo de letra, as qualidades formais e, essencialmente, a cor – de forma a interpretarem o conceito visualmente e com eficácia.

O projeto Embalagem para o Galo, realizado na unidade curricular Metodologia de Trabalho do Designer (1º ano diurno e pós-laboral), visou a criação de uma forma inovadora de embalar o Galo, que trouxesse valor acrescentado ao produto.

No âmbito da mesma disciplina, o projeto Postal de Barcelos teve como objetivo a criação de uma coleção de postais para a promoção turística da cidade.

Mais importante do que o resultado final, foi, neste caso, o processo criativo e a reflexão do aluno sobre as noções de iconografia e identidade visual de uma cidade, aplicando os conhecimentos adquiridos de tipografia, cor e forma, bem como os materiais e tecnologias possíveis de utilizar neste suporte gráfico.

A exposição «Galo de Barcelos: Novas Abordagens Criativas» integra o programa geral do Festival Art&Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo – e poderá ser visitada no respetivo Centro de Exposições (Rua D. Diogo Pinheiro, Barcelos).