Estudante finalista de GAT apresentou no IPCA o seu romance de estreia

IMG_4582

Numa iniciativa da Associação de Estudantes, Roger Ribeiro (1º da direita), Peter Gabriel e o ilustrador Sebastião Peixoto (ao centro) vieram ao IPCA para falar sobre esta obra de ficção, que resultou de um intenso desafio criativo em torno de uma personagem que vive numa espiral autodestrutiva.

Amigos de infância, Roger Ribeiro e Peter Gabriel escreveram este romance em separado ao longo de dois anos. Um e outro foram dando continuidade ao texto que ambos iam escrevendo.

“Foi um processo criativo interessante em torno de um texto que puxou muito pela criatividade”, recordou Roger Ribeiro, acrescentando que nunca combinaram como seria a história.

Peter Gabriel revelou que o Senhor K. é uma homenagem ao clássico da Literatura “O Processo”, de Franz Kafka, inspirando-se na sua personagem Josef K. O texto é também fortemente influenciado por outros escritores, como Raul Brandão, Egar Allan Poe ou Samuel Beckett.

A capa deste livro, com chancela da editora Lugar da Palavra, foi ilustrada por Sebastião Peixoto, que diz ter criado o desenho do Senhor K. antes mesmo de ler o livro. “Fiz a personagem com base nas conversas que tivemos os três, anteriormente, em ambiente de café”, recordou. E o resultado, na opinião dos dois autores, acabou por ser perfeito.

IMG_4564
IMG_4570