Estudante do IPCA vence prémio Jovem Cineasta no CINANIMA 2015

Pelo segundo ano consecutivo, um estudante do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA venceu o prémio Jovem Cineasta Português, no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, graças a um filme que desenvolveu no âmbito do seu projeto de curso. Trata-se de Daniel Roque, autor de “Lingo”, uma obra que há poucas semanas havia sido distinguida com o Prémio nacional de Animação.

“Lingo” foi exibido no passado dia 14, no CINANIMA, e conta a história de Manuel, um indivíduo que para ultrapassar a solidão e o desprezo dos outros se vai conectando às redes sociais para arranjar alguma companhia. Contudo, rapidamente vai perceber que amigos online, likes e selfies não trazem felicidade.

Este filme é o resultado do projeto de Mestrado de Daniel Roque, que assina Vicente Nirϋ, tendo contado com a orientação de Paula Tavares e Jorge Marques, ambos professores da Escola Superior de Design do IPCA.

Ainda nesta 39ª edição do CINANIMA, também mereceu destaque especial o filme “Gaiola de Vento, realizado por Marco Costa, igualmente estudante do Mestrado de Ilustração de Animação do IPCA, que recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Jovem Cineasta Português. “Gaiola de Vento” é um trabalho inovador sobre o uso simultâneo do 2D e do 3D.

No total, concorreram ao CINANIMA 2015 quatro filmes realizados por estudantes do IPCA, o que atesta a crescente qualidade do trabalho desenvolvido no Mestrado de Ilustração e Animação da Escola Superior de Design, cada vez mais uma referência a nível nacional.

O CINANIMA, que decorreu de 9 a 15 de novembro, em Espinho, é um festival de relevo nacional e internacional, cuja primeira edição aconteceu em 1976. Organizado pela NASCENTE – Cooperativa de Ação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Espinho, abre a possibilidade de todos os vencedores de prémios ficarem automaticamente apurados para o concurso europeu de melhor filme de animação, o “Cartoon D’Or”, organizado pela CARTOON – European Association of Animated Film.