Estudante do IPCA conquista no Uruguai mais um prémio internacional de cinema

“Foi o Fio” integra o projeto de mestrado de Patrícia Figueiredo e constitui um caso sério de sucesso, colecionando já seis prémios nacionais e internacionais, desde a sua estreia mundial no festival de cinema AVANCA 2014.

Produzida pela Filmógrafo e co-produzida pelo Cine-Clube de Avanca, a obra conta ainda com o apoio da RTP e do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Patrícia Figueiredo nasceu em Lamego, em 1985, e é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Finalizou o curso na Academia de Belas-Artes de Cracóvia, na Polónia, ao abrigo do Programa Sócrates-Erasmus, tendo aí frequentado o Atelier de Cinema de Animação, onde ganhou o interesse por esta área, vindo depois estudar Ilustração e Animação para o IPCA.

“Foi o fio” conta a história de três mulheres: uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais. Todas estão unidas por um fio. As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

Entretanto, “Foi o Fio” também foi muito apreciado na Bulgária, ao ponto de ter sido selecionado para o “Top 10” pelo júri do Facade Video Festival 2015, que decorreu em Plovdiv.