Estudante apresenta projeto inovador para aprendizagem de programação

Um estudante do Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores do IPCA desenvolveu um método inovador e facilitador da aprendizagem de conteúdos de programação informática por crianças do 1º ciclo, que lhes permite adquirir, em simultâneo, conhecimentos de outras disciplinas.

Tendo por base as metodologias dinâmicas de “project based learning technology”, nas quais os alunos são desafiados a resolver problemas do mundo real, adquirindo dessa forma maior motivação para a aprendizagem e conhecimentos mais aprofundados, Carlos Sousa desenvolveu o “All Aboard”, um kit composto por uma placa de hardware que permite às crianças aprenderem a programar e, em simultâneo, observar os resultados físicos das suas ações.

Para levar a cabo este seu projeto de mestrado, Carlos Sousa contou com a colaboração da Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, onde apresentou publicamente, no dia 28 de junho, os resultados deste trabalho, depois de ali ter realizado um estudo com uma amostra de 100 alunos.

O projeto resume-se, basicamente, a um kit composto por uma placa de hardware e tutoriais criados por alunos das mesmas faixas etárias, em português e inglês, que possibilitam cerca de 20 aulas.

Segundo Carlos Sousa, que além de estudante do IPCA é professor na Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, a ideia surgiu da vontade de “introduzir a programação no 1º ciclo” e da constatação de duas dificuldades à partida: “os professores não tinham formação nessa área e o acesso aos materiais”.

Sob a orientação do professor João Vilaça, diretor do Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, Carlos Sousa meteu mãos à obra e avançou com o projeto “All Aboard”. O próprio João Vilaça explica que “a grande inovação foi a criação de um bloco de hardware, onde os miúdos conseguem, fisicamente, olhar para aquilo que está a acontecer enquanto geram ações no computador”.

“Está provado que há um conjunto de vantagens para as crianças que aprendam a programar cedo. Contudo, a grande dificuldade que tem surgido, ao longo dos anos, é o facto de, habitualmente, as linguagens de programação terem um aspeto complexo e que inibe quem quer dar os primeiros passos”, refere o docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

Nos últimos anos, começaram a surgir, a nível internacional, linguagens de programação mais simples e apelativas, “que já não se baseiam em código, mas em blocos”. Contudo, o projeto “All Aboard” vai mais além e permite aos alunos observarem fisicamente, e em simultâneo, os resultados do trabalho que estão a desenvolver no computador.

“Numa fase inicial, eles vão começar por soldar alguns componentes e ver a sua ligação física ao mundo virtual. Depois, passo a passo, vão aprendendo a superar um conjunto de barreiras e desafios que, quase de uma forma inconsciente, lhes vão fornecendo conhecimentos sobre os conceitos que estão por detrás da programação”, explica João Vilaça.

Os tutoriais criados colocam diversos desafios às crianças que, “a partir de pistas iniciais fornecidas, são obrigadas a ir mais além daquilo que aprenderam para poderem resolver esses problemas”.

Esta metodologia potencia, segundo João Vilaça, “um novo tipo de raciocínio e, por outro lado, a aquisição de outras competências essenciais nos dias de hoje, nomeadamente de trabalho de grupo”.

O projeto “All Aboard” foi apresentado na Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, perante uma plateia repleta de alunos, encarregados de educação e professores, numa sessão que contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.

A autarquia pretende, aliás, avançar com a distribuição do kit “All Aboard”, enquanto projeto-piloto, por várias escolas do concelho.

Vídeo de Apresentação do Projeto All Aboard