EST promove 1ª Jornadas de Engenharia

O Futuro das Interfaces nos Jogos Digitais Protocolo de cooperação vai ser assinado com a Microsoft A criação de um laboratório de Jogos Digitais no IPCA, equipado com os mais recentes meios de hardware e software necessários ...

O Futuro das Interfaces nos Jogos Digitais

Protocolo de cooperação vai ser assinado com a Microsoft

A criação de um laboratório de Jogos Digitais no IPCA, equipado com os mais recentes meios de hardware e software necessários ao desenvolvimento de Jogos Digitais e demais projectos de software sobre a plataforma .NET.; a criação de um Centro de Investigação de Jogos Digitais, no IPCA, dotado dos meios necessários ao apoio e suporte à prova de conceito de projectos de investigação e desenvolvimento na área de Jogos Digitais; a Disponibilização de hardwares específicos ao desenvolvimento de jogos digitais; a Elaboração e disponibilização de um conjunto de projectos enquadradas no âmbito da I&D a serem desenvolvidos sobre a plataforma. NET e a criação de uma Biblioteca .NET, a instalar no Laboratório de Jogos Digitais, com literatura diversa sobre o desenvolvimento de jogos digitais e a plataforma. NET no geral., são os objectivos do protocolo de cooperação que vai ser assinado entre a Microsoft e o IPCA no âmbito da primeira edição das Jornadas de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia.

A iniciativa que terá lugar no próximo dia 12, no auditório da Escola Superior de Gestão, às 9h 30, pretende debater “O Futuro das Interfaces nos Jogos Digitais”.

Como oradores principais nestas jornadas vão estar entre outros:

• Tristan Jackson, orador da Microsoft, que trabalhou na equipa que desenvolveu o sistema operativo para a Xbox360. Trsiatn Jackson vai falar sobre o já muito comentado Project Natal da Microsoft.
  • Duarte Duque – (EXVA) – jogo interactivo com a audiência
  • Nuno Dias – Interface Cerebral para controlo de jogos digitais

Durante as Jornadas vai ser igualmente apresentado o projecto finalista do Imagine Cup 2010, cujo vencedor será oficialmente apresentado no próximo dia 19.

Recorde-se que uma equipa de alunos do curso de licenciatura de Informática para a Saúde do IPCA foi uma das quatros finalistas desta iniciativa promovida pela Microsoft. (Projecto em anexo).

A Industria dos Jogos Digitais; A Electrónica nas Interfaces de Jogos Digitais; Desenvolvimento de Jogos – Academia à Indústria; Serious Games são alguns dos temas que vão estar em discussão. Durante a iniciativa haverá ainda lugar uma sessão de robótica