EST comemora 20 anos de atividade

Foi em 2004, que a Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA iniciou a sua atividade, com cerca de 240 estudantes, 20 professores, e um único curso de licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão.

20 anos depois, na Sessão Solene comemorativa deste dia foram lembrados os feitos alcançados e projetados os desafios para o futuro. A sessão contou com as intervenções da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos (Mário Constantino Lopes), o Diretor da EST, Vitor Carvalho, o Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Salazar, e uma apresentação do 2Ai – Laboratório em Inteligência Artificial Aplicada, pelo seu Coordenador, João Vilaça.

Agradecendo a todos os que contribuíram e continuam a contribuir diariamente para o sucesso da EST, o Diretor fez uma resenha pelo seu percurso, destacando os marcos mais importantes: a aposta, em 2009, nas áreas de eletrónica e de jogos digitais, a instalação e reforço das infraestruturas definitivas da EST, em 2014 e 2018 (construídas e equipadas em parte significativa com receitas próprias do IPCA), a criação, em 2018, do primeiro centro de investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), e a cofundação, em 2020, do maior laboratório associado em Portugal, o Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes (LASI), ambos reconhecidos pela FCT com a classificação de Muito Bom, e, por fim, a acreditação, em 2021, do primeiro curso de Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais em Portugal, em associação com a Universidade Europeia.

A Presidente do IPCA lembrou que a EST veio dar “corpo ao IPCA”, pois até aí só existia a Escola de Gestão, e para se afirmar como politécnico eram necessárias duas escolas. Destes 20 anos, a Presidente do IPCA destaca a criação do 2Ai como um dos momentos mais marcantes da Escola e do seu mandato como Presidente: “Uma decisão que não tendo sido fácil, nem consensual, se revelou como uma das mais certeiras para a EST e para o IPCA”. Para Maria José Fernandes, “os avanços da EST passarão, inevitavelmente, pelo B-CRIC – Barcelos Collaborative Research and Innovation Center, no qual o 2Ai ficará instalado numa área de mais de 1.700 m2, já a partir do próximo ano, e que dará um enorme contributo, porque conseguiremos fazer mais investigação, melhor formação, e daremos um contributo enorme para a região, para as empresas, para o país”.

Mário Constantino Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos afirmou que a parceria com o IPCA é “estratégica e um motor de desenvolvimento do concelho de Barcelos” e que a autarquia continuará a “a apostar fortemente no IPCA e nesta parceria”.

A “jogar em casa”, uma vez que é também estudante desta Escola, o Presidente da AAIPCA, João Salazar, saudou “o entusiasmo e a incessante busca por conhecimento dos estudantes da EST, que são os motores que impulsionam a nossa instituição”, destacando os “estudantes investigadores, que decidem agarrar oportunidades dentro de portas e contribuir para este progresso muito positivo na investigação”.

O 2Ai foi, como referido, um dos grandes feitos da Escola, tendo sido apresentado na sessão pelo seu coordenador, João Vilaça. O também Pró-Presidente do IPCA para a Investigação e Inovação, sublinhou as palavras do Presidente da AAIPCA sobre os estudantes investigadores, lembrando que o 2Ai já concedeu 123 bolsas de investigação, nestes últimos 5 anos. Este centro de investigação teve mais de 30 projetos de financiamento aprovados, num total de cerca de 10 milhões de euros, estando a aguardar resposta a um número significativo de candidaturas, o que poderá, num futuro próximo.  aumentar ainda mais este montante. Para o Coordenador do 2Ai, o volume de conhecimento que tem sido desenvolvido por este centro permite “começar a pensar na necessidade de se criar outro tipo de indústria a nível local e regional, capaz de absorver o trabalho de investigação que tem sido conseguido pelo 2Ai”.

No final da Sessão Solene dos 20 anos da EST, foram conhecidos os vencedores do 8º Simpósio de Investigação Aplicada, tendo os estudantes recebido os prémios pelas mãos dos respetivos diretores de curso, bem como dos representantes das empresas Checkmarx, Continental, SGS e Shadow Profile, que apoiaram a iniciativa.

As comemorações dos 20 anos da EST incluíram ainda a realização do 8º Simpósio de Investigação Aplicada e da EST Summit.

Sessão Solene 20 Anos EST