Escola Superior de Tecnologia promove primeira competição nacional de drones

Aberta à participação de equipas compostas por alunos do ensino secundário e profissional, a iDroneCup é uma iniciativa vocacionada para a difusão do mundo da robótica, colocando à prova conhecimentos de programação e processamento de imagem.

As equipas concorrentes, compostas por alunos do ensino secundário e profissional, serão desafiadas a programarem os seus drones para que, voando autonomamente, sejam capazes de ultrapassar os obstáculos colocados pelas quatro provas que compõem a competição.

A iDroneCup vai ter como palco uma arena montada no Centro de Investigação de Jogos Digitais do IPCA, onde irão decorrer as várias provas. No final da competição, as três equipas melhor classificadas vão ter como prémio a oferta de drones (1º), tablets (2º) e telemóveis (3º).

AS PROVAS

iDrone Arena
Na iDrone Arena o desafio será conseguir que o drone levante voo, de forma autónoma, de uma base de partida e seja capaz de identificar e localizar diferentes aros através do seu sistema de visão, definindo uma trajetória que lhe permita passar pelo seu interior até à base de chegada.

iDrone Person Tracking
Na iDrone Person Tracking, os concorrentes terão de preparar o seu robô de forma a que este seja capaz de levantar voo, de forma autónoma, e identificar e localizar um dos elementos da equipa, definindo uma trajetória que lhe permita seguir esse elemento durante todo o percurso.

iDrone Line Follower
O desafio iDrone Line Follower prevê que, numa área reservada com um percurso assinalado no chão, através de uma linha, o robô levante voo autonomamente, identifique essa linha e defina uma trajetória que lhe permitirá segui-la até ao fim do trajeto.

iDrone Automatic Landing
No iDrone Automatic Landing, o robô deverá levantar voo, de forma autónoma, até uma altura de dois metros, identificar e localizar uma base através do seu sistema de visão e definir uma trajetória que lhe permita aterrar no centro da mesma.