Escola Superior de Tecnologia lança Projeto de Experiência Empresarial

IMG_1402

O PEE foi apresentado pelo diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST), Nuno Rodrigues, durante a sessão de abertura da 2ª Reunião do Comité Consultivo da EST, um órgão criado em 2013 e composto por representantes de mais de 30 empresas, que tem como função o aconselhamento direto em matérias relacionadas com o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade.

Segundo Nuno Rodrigues, o PEE prevê a “realização de projetos com empresas durante a componente curricular dos cursos” ministrados na Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

“A ideia é que as empresas proponham projetos específicos, que podem ir desde pequenas tarefas até verdadeiros projetos exploratórios de novas áreas de negócio, os quais serão analisados e aprovados pelos diretores de curso”, explicou Nuno Rodrigues.

Na fase seguinte, “serão as próprias empresas a selecionarem, de acordo com os critérios que acharem mais convenientes, os alunos que se candidatem a desenvolver esses projetos”.

No âmbito do PEE, “a empresa poderá definir as condições à manutenção do aluno no projeto, designadamente se considerarem que ele deve frequentar alguma formação, como por exemplo workshops comunicação oral e escrita, ou inglês”.

Segundo Nuno Rodrigues, os principais objetivos do PEE são, por um lado, “fornecer aos estudantes uma percepção da realidade do mercado de trabalho e, por outro, permitir às empresas explorar, inovar e testar novas áreas de negócio”.

Este projeto, que resulta de uma ideia nascida no âmbito da primeira reunião do Comité Consultivo da EST, visa ainda “promover uma ligação constante da Escola Superior de Tecnologia com as empresas e o mercado de trabalho”.

Por fim, Nuno Rodrigues salientou que o PEE vai “permitir às empresas a identificação e a formação específica de futuros colaboradores e, por outro lado, facilitar a entrada no mercado de trabalho dos futuros diplomados”.

Após a sessão de apresentação do PEE, realizaram-se reuniões paralelas dos subcomités consultivos, respeitantes a cada área científica da EST, tendo os respetivos elementos visitado ficado a conhecer as potencialidades dos laboratórios que compõem o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, inaugurado em março passado.

A agenda destas reuniões incluiu, entre outros assuntos, a apresentação e discussão dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais que, no próximo ano letivo, serão lecionados nos institutos politécnicos, designadamente no IPCA.

O objetivo foi, segundo Nuno Rodrigues, ouvir o contributo das empresas representadas no Comité Consultivo da EST de forma a que a oferta formativa a definir vá de encontro às necessidades reais das empresas.

IMG_1438
IMG_1429