Escola Superior de Gestão debateu presente e futuro do Turismo

O evento, subordinado ao tema do “Desenvolvimento e Estratégia em Turismo”, proporcionou o debate entre investigadores, tecido empresarial e decisores políticos, além dos próprios estudantes da licenciatura de Gestão de Atividades Turísticas do IPCA. Carlos Costa, ...

IMG_4776

Carlos Costa, investigador da Universidade de Aveiro, falou sobre o passado, presente e futuro do Turismo, realçando, contudo, que se trata de algo “muito recente” em termos de ciência. “O Turismo tem a idade das civilizações, as pessoas sempre se movimentaram, mas sob o ponto de vista moderno é algo muito recente, um mundo de conhecimento, onde se encontram muitas disciplinas”, disse.

No contexto atual, o investigador natural de Barcelos realçou o facto de a área do Turismo ter sido “a única que cresceu” apesar da crise. Um fenómeno a que não é estranha uma nova forma de pensar das populações, conforme explicou: “Cada vez mais o objetivo não é termos férias no Verão, mas ir de férias amanhã, ou seja, ter qualidade de vida”.

Evitando os tradicionais conceitos teóricos que se ensinam nas universidades, Carlos Costa defendeu que, hoje em dia, “o Turismo é movimento, são emoções, é o ir visitar os amigos”, ou seja, é algo que está cada vez mais associado às “experiências”.

Quanto ao futuro, considerou “fundamental a criação de redes que liguem os diferentes agentes no terreno”.

Esta conferência contou, ainda, com a realização de uma mesa redonda composta por Carlos Brito, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, Francisco Gonçalves, docente do IPCA, e três empresários de sucesso neste setor: Joaquim Ribeiro (Hotel Douro Palace Resort & SPA), Goretti Silva (Hotel do Chocolate) e Sílvia Ferreira (Wine Tourism Portugal).

Vânia Costa, docente do IPCA e responsável pela organização deste evento, realçou que, desde 2012, “a Escola Superior de Gestão já formou 127 diplomados em Gestão de Atividades Turísticas”. De realçar, também, que no próximo ano letivo entrará em funcionamento o novo Mestrado em Gestão do Turismo.

Prof. Carlos Costa
IMG_4766