Escola Superior de Design com instalações definitivas no centro da cidade de Barcelos

A Escola Superior de Design vai ter instalações definitivas no centro da cidade, já a partir do próximo ano letivo, graças a um contrato de comodato assinado entre o IPCA e o Município de Barcelos, que prevê a cedência do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira.

IMG_5724
IMG_5733

O contrato foi hoje rubricado pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e pelo presidente do IPCA, João Carvalho, envolvendo a cedência das instalações por um período de 30 anos, automaticamente renováveis.

Após a assinatura do contrato, João Carvalho felicitou o presidente da Câmara por esta iniciativa e afirmou que “o IPCA chegou finalmente à cidade”.

“Um dia que deixe de ser presidente, estou certo de que esta iniciativa figurará, certamente, na lista das 10 melhores decisões que tomou à frente da autarquia”, acrescentou João Carvalho, dirigindo-se a Miguel Costa, sublinhando que a abertura da Escola Superior de Design no edifício Gonçalo Pereira “é uma vitória para Barcelos”, já que “300 a 400 estudantes vão passar a dar, diariamente, uma nova vida às ruas da cidade”.

Por outro lado, a assinatura deste contrato acontece “na hora H, porque pela primeira vez o IPCA ultrapassou, este ano letivo, os quatro mil estudantes, o que significa que o Campus começa a ser pequeno para tantos alunos”, concluiu João Carvalho.

Também Miguel Costa Gomes considerou que a abertura da Escola Superior de Design “vai atrair juventude para o centro da cidade, sendo também muito importante para a evolução e a consolidação do próprio IPCA”.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos aproveitou para adiantar que, ultrapassadas pequenas dificuldades técnicas que surgiram, estão criadas as condições para o início da construção da via pedonal que ligará o Campus do IPCA à cidade, prevendo também para breve o arranque da obra relativa ao novo acesso carral.

“O Município manterá, assim, o esforço para ser um parceiro do IPCA em prol do futuro dos nossos jovens”, assegurou Miguel Costa Gomes.

Uma escola aberta
à sociedade civil

A criação de uma efetiva ligação à sociedade civil é um dos principais objetivos da Escola Superior de Design do IPCA, designadamente através de iniciativas destinadas ao público em geral.

“A escola será um espaço de aulas, mas também um showroom e um local de realização de cursos breves abertos à sociedade civil, que serão não só destinados a especialistas como também à população em geral”, adiantou a diretora da Escola Superior de Design, Paula Tavares.

A responsável acredita que a abertura no centro de Barcelos de uma escola com estas características poderá ter um impacto muito positivo no espaço envolvente. “A experiência de outras escolas de design demonstra que, habitualmente, tudo se modifica à sua volta, atraindo a abertura de um novo tipo de lojas”, acrescentou Paula Tavares.

Construído nos anos 30 do século XX, o edifício Gonçalo Pereira fica situado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, frente ao denominado “Campo da Feira”, dividindo-se em cave, sub-cave, rés-do-chão e 1º andar. Possui ainda um espaço exterior nas traseiras.

O IPCA irá, agora, proceder à realização das obras de adaptação do edifício às necessidades da Escola Superior de Design. João Carvalho prevê, por isso, que as instalações recebam os primeiros alunos, “o mais tardar”, no início do ano letivo 2016-2017.