Esclarecimento sobre confidencialidade no procedimento de Avaliação Pedagógica online

A autenticação efetuada através do email de estudante é necessária pelos seguintes motivos: 1º - garantir que apenas os estudantes do IPCA têm acesso aos questionários; 2º - porque permite a ligação aos dados académicos, associando ...

1º – garantir que apenas os estudantes do IPCA têm acesso aos questionários;
2º – porque permite a ligação aos dados académicos, associando cada estudante ao respetivo curso, ano e unidades curriculares nas quais está inscrito, possibilitando gerar os respetivos questionários.

As respostas são exportadas para uma base de dados comum, onde apenas estão identificados, através de códigos, os Cursos, as Unidades Curriculares (UC) e os Docentes.

Apenas o GAQ tem acesso às respostas dos estudantes, cabendo a este gabinete a exclusividade no tratamento dos dados de forma agregada, sem nunca ter acesso a quem respondeu ou quaisquer outros dados que possam relacionar o utilizador com as respostas.

Cada questionário é associado ao estudante como uma atividade que este terá de realizar dentro do tempo estabelecido. Quando o estudante realiza a atividade (submete o questionário) fica registado que este completou a mesma. Aliás, o interesse destes dados releva apenas em termos de UC e de curso, de forma a serem definidas medidas de melhoria com base nos resultados obtidos.

Nunca estará em causa quem respondeu. O GAQ está disponível para demonstrar, aos estudantes que o pretendam, como todo o processo decorre e como é feito, posteriormente, o tratamento de dados.

Está garantida a independência entre as repostas fornecidas e os utilizadores que preenchem os questionários.

Apelamos, uma vez mais, a todos os estudantes para participarem!

Os QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA estão disponíveis para preenchimento online, até ao dia 15 de junho, através do link http://elearning2.ipca.pt/.

O respetivo Manual de Utilização encontra-se disponível AQUI.