Ir para o conteúdo principal

Equipa ABP representa o IPCA na Final Nacional do Poliempreende na Universidade de Aveiro

De 1 a 5 de setembro, a Universidade de Aveiro foi palco da fase final da 21.ª edição do concurso Poliempreende, que reuniu cerca de 70 empreendedores de equipas finalistas das instituições de ensino superior politécnico de todo o país.

A equipa Advancing Business Performance (ABP), constituída por Vânia Dias (Mestrado em Gestão), Sónia Longras (Mestrado em Gestão das Organizações), Bruno Silva (Mestrado em Gestão Artificial), e com orientação científica do professor António Rocha, representou o IPCA nesta competição nacional. A equipa apresentou uma proposta focada em transformar dados industriais em valor operacional, tendo em vista reduzir desperdícios de produção das PME.

Para além da vertente competitiva e de capacitação, as equipas tiveram oportunidade de visitar empresas de referência da região, a OLI uma empresa de materiais de construção que exporta globalmente, e é atualmente uma das empresas que mais patenteia na Europa. Os estudantes visitaram também a Ubiwhere, que se dedica à criação de software especializado para Smart Cities, telecomunicações e Internet do Futuro.

A competição nacional realizou-se quinta-feira, dia 4 de setembro, com a apresentação pública das ideias de negócio finalistas. Cada equipa dispôs de sete minutos para apresentar o seu projeto, seguidos de cinco minutos de perguntas do júri, constituído por representantes da Universidade de Aveiro, CCISP, Fundação Santander, Ordem dos Contabilistas Certificados, HFA e COREangels.

A entrega de prémios decorreu durante o Jantar de Gala, numa cerimónia que contou com a participação de parceiros institucionais, empresariais e académicos. O 1.º lugar foi atribuído à equipa “Fertiwool” (Politécnico de Portalegre), o 2.º lugar à “Ignitronic” (Politécnico de Setúbal) e o 3.º lugar à “Fusion” (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril).

O IPCA felicita a equipa ABP pelo esforço e trabalho desenvolvido ao longo de todo o percurso do Poliempreende, bem como os vencedores desta edição. A participação nesta edição reforça o compromisso do IPCA com a promoção do espírito empreendedor e da inovação junto da comunidade académica.