Elogios ao IPCA na Sessão de Abertura dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

A sessão realizou-se no edifício da Idite Minho, em Braga, onde funcionará a maioria dos cursos TeSP e, também, os Cursos de Especialização Tecnológica (CET). Esta é, aliás, a primeira vez que o IPCA oferece formação superior fora da sua sede em Barcelos.

Os cursos TeSP arrancam com cerca de 180 estudantes matriculados, o que faz do IPCA “a Instituição de Ensino Superior pública em Portugal com mais estudantes a frequentarem esta nova oferta formativa”, conforme destacou, na sua intervenção, o presidente do Instituto, João Carvalho.

Neste ano de arranque, os cursos TeSP contam com 180 estudantes, todos com o 12º ano de escolaridade completo ou equivalente, a frequentarem três cursos: Apoio à Gestão, Aplicações Móveis e Eletrónica, Automação e Comando. Destes, 113 frequentarão cursos em regime laboral e 67 em regime pós-laboral. Entre os novos alunos, 155 irão frequentar as aulas em Braga, no edifício Idite Minho, e 55 em Barcelos, no Campus do IPCA.

João Carvalho realçou, ainda, o facto de a proveniência dos estudantes dos cursos TeSP ser muito variada. “Temos estudantes de 17 concelhos, sendo 162 do distrito de Braga, 13 do distrito do Porto e cinco do distrito de Viana do Castelo”, disse.

Na sua intervenção, o presidente do IPCA manifestou a sua satisfação com o facto de já estarem “garantidos estágios para os primeiros 180 estudantes do IPCA”, deixando uma palavra de apreço aos empresários que os aceitaram receber, bem como ao presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, “pela colaboração, entusiasmo e incentivo”.

João Carvalho classificou, ainda, o dia 10 de novembro de 2014 como uma data que ficará para a história do IPCA pelo facto de ser a primeira vez que oferece cursos superiores noutro concelho, além de Barcelos.

“Braga foi a cidade escolhida porque a grande maioria dos 600 pré-candidatos selecionaram-na como 1ª ou 2ª preferência entre sete locais possíveis (Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde)”, sublinhou, acrescentando que a decisão deveu-se, também à “disponibilidade imediata de um espaço com condições de ser oferecida formação de qualidade”.

“Em poucas semanas adaptámos os espaços, mobilámos seis salas de aula, instalámos uma biblioteca e uma reprografia, criámos uma cantina que serve almoços e jantares, e dentro de uma semana iniciar-se-á o funcionamento de um bar, sala de estudo e de convívio”, destacou o presidente do IPCA.

Secretário de Estado
agradece empenho do IPCA

O secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, aproveitou, por seu turno, para agradecer publicamente ao IPCA o empenho na criação dos cursos TeSP: “o IPCA merece um registo especial pela forma como abraçou estes cursos. Por todo o trabalho imenso que realizou, o meu muito obrigado”.

Classificando o edifício da Idite Minho como “excelente”, José Ferreira Gomes realçou que “este tipo de oferta formativa precisa de ter, comparativamente com as licenciaturas, uma maior proximidade às famílias e ao tecido económico, pelo que o IPCA está a cumprir essa missão ao deslocar-se para Braga”.

Também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, manifestou “muita esperança” no sucesso dos cursos TeSP, realçando que o seu funcionamento “só é possível porque, pela primeira vez, os programas regionais contam com verbas dos Fundos Estruturais”.

“A CCDR-N terá o maior gosto em apoiar esta nova formação, pois cada euro gasto será um investimento”, disse.

Na sessão interveio, ainda, António Marques, presidente da Associação Industrial do Minho e do Conselho Geral do IPCA, que destacou o facto de os cursos TeSP corresponderem a “uma oferta muito orientada para as empresas e o mercado de trabalho”.

António Marques salientou, ainda, o “trabalho notável” que o IPCA desenvolveu, nos últimos meses, para que fosse possível a abertura de três cursos TeSP.