“E se todos fizessem…”

O IPCA assinala o Dia Internacional do Voluntariado através da apresentação de um vídeo com testemunhos de voluntários da sua comunidade académica.

Em maio deste ano foi lançado o Programa de Voluntariado, IPCA +Valor, através do qual, tem vindo a ser estimulada a formação de cidadãos socialmente responsáveis e a educação para uma cidadania ativa, com impacto positivo na comunidade.

Apesar de recente, o Programa IPCA +Valor já impactou de forma significativa a comunidade académica e envolvente. São já mais de 250 os voluntários inscritos, somando mais de 1300 horas de voluntariado em 51 ações, parte delas em parceria com as 38 entidades promotoras de voluntariado, que já se associaram ao programa.

As ações de voluntariado decorrem, essencialmente, nas localidades onde o IPCA está representado, e também a nível internacional, em países como Turquia, Marrocos e Espanha, em ações que pretendem abranger diferentes áreas de intervenção.

Fazer voluntariado é tão ou mais importante para quem faz, como para quem beneficia. Os participantes do programa são unânimes a referir que fazer voluntariado lhes Acrescenta Valor a eles próprios e contribui para a sua realização pessoal.

O Dia Internacional do Voluntariado de 2023 tem como tema: “Se todos fizessem…”. Como refere Pedro Saldanha, estudante do mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, é em momentos de maior vulnerabilidade, provocados por guerras, crises e emergências humanitárias, que temos de nos unir e ajudar o próximo.

Os resultados positivos alcançados devem-se sobretudo aos voluntários envolvidos, estudantes, professores e colaboradores, comprometidos em Acrescentar Valor, e também às entidades parceiras, que são cruciais neste trabalho em prol da comunidade!

Ainda integrado nas comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, o IPCA estará presente na I Gala de Voluntariado de Barcelos, a convite do Município de Barcelos, a realizar no próximo dia 6 de dezembro.