Dia D – Conversas sobre Design traz ao IPCA profissionais de sucesso

Eis uma breve apresentação dos oradores convidados: Adriano Esteves (Bürocratik) Fundador e diretor criativo da Bürocratik, uma agência premiada de branding digital com sede em Coimbra e no Porto. É Designer por teimosia e quase Engenheiro Químico ...

Eis uma breve apresentação dos oradores convidados:

Adriano Esteves (Bürocratik)
Fundador e diretor criativo da Bürocratik, uma agência premiada de branding digital com sede em Coimbra e no Porto. É Designer por teimosia e quase Engenheiro Químico de formação. Começou a sua carreira no mundo do design há 20 anos, em modo auto-didata, como webmaster dos Moonspell. Dez anos depois acha-se preparado para tentar algo por sua conta e cria a Bürocratik. Ao fim de 10 anos, a Büro é a Agência Portuguesa com mais Awwwards (6) e conta com vários prémios internacionais, dos quais se destacam: 2 ED-Awards (Ouro e Bronze) – melhor site promocional do ano Europeu em 2013 – e Lovies Awards 2013 (Prata, Bronze e People's choice). É pela segunda vez consecutiva a agência com o melhor site promocional nacional do ano no Clube de Criativos de Portugal (2013 e 2014).

Teresa Vaz e Maria Ramalho (CaCo)
Mãe e filha, Teresa Vaz e Maria Ramalho são as designers e produtoras de CaCo, cerâmica artesanal, com base no conhecimento tradicional dos artesãos da região de Barcelos.
Teresa Vaz é arquiteta de profissão mas sempre desenhou peças de mais pequena escala: mobiliário, têxteis e tapetes. Tem também formação em dança, tendo desenhado alguns espaços cénicos e guarda-roupa. Na CaCo trata do desenho de peças e da assistência na produção. Maria Ramalho é designer de interiores e mobiliário, trabalhou em projetos e venda de marcas de design internacional e na produção de guarda-roupa e decor para cinema. Ocupa-se do projeto a tempo inteiro nas várias vertentes, do desenho à parte comercial.

Júlio Dolbeth
Artista e ilustrador, é docente na Faculdade de Belas-Artes na Universidade do Porto.
Co-fundador da galeria Dama Aflita, no Porto, onde é curador. Como ilustrador tem colaborado com diferentes publicações, projetos editoriais ou outros suportes, destacando-se: Águas Furtadas, Blue Design, DIF, Fabrico Próprio, Inútil, Jornal Público, Parq, Search, WAD, Computer Arts (UK) e Próximo Futuro (Gulbenkian). Foi colaborador residente do projeto Felicidário – 365 ideias de Felicidade durante 2013. Desenvolve o diário gráfico online Pandora Complexa com Rui Vitorino Santos. Tem exposto regularmente em mostras coletivas e individuais.

João Fernandes
Criativo Português que trabalha em design e publicidade há mais de 20 anos. É atualmente Chief Creative Officer da Isobar em Portugal e Espanha, com responsabilidade direta sobre os escritórios de Lisboa, Madrid e Barcelona. O seu percurso desenvolveu-se em paralelo com o meio digital, onde desenvolveu grande parte do seu trabalho. Formado em Computer Sciences, trabalhou como Art Director e posteriormente como Associate Creative Director na Euro RSCG Cyberlab, antes de fundar em 2000 a VIEW, agora parte do network Isobar. Durante a sua carreira conquistou vários prémios em festivais em todo o Mundo, nestes incluem-se: The New York Festival, London International Advertising Awards, Cresta Awards, entre outros. Já por quatro vezes conduziu a sua agência ao título de Agência Digital do Ano pelo Clube de Criativos de Portugal e conquistou vários prémios nacionais de eficácia. A par da sua atividade como criativo é, frequentemente, convidado a participar como orador e júri em eventos em todo o Mundo e, ainda, a participar em colaborações especiais com Universidades e Escolas.

Susana Marques (Art on Chairs)
Coordenadora do Art on Chairs, um evento internacional que promove o design e a criatividade enquanto vetores de inovação na indústria e desenvolvimento transversal. É membro do grupo estratégico da iniciativa europeia “A Soul for Europe” e responsável pela coordenação e implementação europeia do projeto “Cities&Regions”. Foi docente no ensino superior artístico na ESAP-Porto, entre 2001 e 2006, na área da Gestão da Cultura, professora convidada da Faculdade de Letras para a Pós-Graduação de Animação e Gestão Cultural e formadora nas áreas de Gestão Cultural e Organizações Culturais. Co-coordenou a publicação “Gestão Cultural do Território”, editada em 2007 pela Setepés.

João Freitas e Raquel Botelho (Mezzolab)
João Freitas é fundador e diretor criativo e Raquel Botellho é designer de comunicação da MezzoLab, uma agência digital que faz projetos de Web, Video & Branding. A MezzoLab foi fundada em outubro de 2012 e conta com clientes como a SuperBock, L’Oréal, NOS, Continente e Cristiano Ronaldo.

Carlos Casimiro da Costa
Coordenador adjunto do Departamento de Artes e Humanidades da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança. É, também, investigador na área do Design Sustentável.