Ir para o conteúdo principal

Decorreu o 1º Fórum com todos os parceiros do Consórcio de Inovação Pedagógica EPIC

Presidente do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica foi a oradora principal, numa sessão que contou também com as intervenções de vários docentes do IPCA.

A Universidade do Minho acolheu, hoje, a primeira edição do Fórum EPIC, que contou com os parceiros do projeto, recebendo mais de 150 de participantes. Foi um encontro focado na partilha de experiências e boas práticas, que apresentou os desenvolvimentos mais relevantes da atividade do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, que agrega as universidades do Minho (líder), de Aveiro e da Beira Interior e os politécnicos do Cávado e Ave, de Leiria e de Viana do Castelo, representando 72.000 estudantes e 6000 docentes do Norte e Centro do país.

A sessão de abertura decorreu no Campus de Gualtar, em Braga, com o Pró-Reitor para Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da UMinho, Manuel João Costa. Seguiu-se a palestra plenária da Presidente do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), Patrícia Rosado Pinto, recentemente criado com o intuito de promover a formação/inovação pedagógica para a melhoria contínua do ensino e aprendizagem, em prol do sucesso, saúde e bem-estar das comunidades académicas, do combate ao abandono e da empregabilidade futura dos diplomados.

O Fórum abordou o impacto transformador das experiências EPIC em inovação pedagógica, com intervenção de docentes participantes no projeto, nomeadamente, do IPCA:

  • Maria do Carmo Correia | Utilização da digitalização para a avaliação formal e não formal
  • Liliana Pereira | Integração de Ferramentas Digitais no ensino de Números Complexos aplicados aos Circuitos de Corrente Alternada
  • Sara Cruz | Aprendizagem Centrada no Estudante com ePortfólios: Um Estudo Exploratório na Unidade Curricular de Turismo, Mercados e Tendência

O debate prosseguiu durante a tarde, com espaços de discussão interativos para fortalecer o sentimento de comunidade, divulgar projetos inovadores e inspirar novas iniciativas. Também aqui destaque para a participação da professora Sara Cruz no painel “Iniciativas EPIC para a Transformação: o que são e como funcionam?” e do Presidente da Associação Académica do IPCA, João Salazar, no painel “Transformação Pedagógica com Inteligência Artificial: O Que Está em Jogo?”, este último debate moderado pela vice-reitora para o Ensino e Formação da Universidade de Aveiro, Sandra Soares.

O Consórcio EPIC tem como objetivo melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais, como metodologias e recursos digitais interativos e diferenciados. O projeto insere-se no programa Impulso Mais Digital, com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da DGES.