Conselho de Avaliação e Qualidade do IPCA emite parecer sobre o Relatório de Autoavaliação Institucional

O Conselho de Avaliação e Qualidade (CAQ) do IPCA emitiu parecer favorável sobre o Relatório de Autoavaliação Institucional a ser enviado à A3ES.

O Conselho de Avaliação e Qualidade (CAQ) do IPCA, órgão responsável por coordenar e analisar os processos de autoavaliação de desempenho da Instituição, emitiu parecer favorável sobre o Relatório de Autoavaliação Institucional elaborado no cumprimento dos procedimentos de avaliação e acreditação de que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) é responsável.

O relatório de avaliação institucional é um documento de extrema importância para o IPCA, pois retrata uma análise profunda do seu desempenho e das suas políticas ao nível da estratégia e governação, ensino, investigação e transferência do conhecimento, internacionalização e cooperação, e recursos. O relatório é, pois, o resultado de um processo para o qual contribuíram todas as unidades orgânicas e serviços do IPCA, além de participado por toda a comunidade académica, envolvida através da dinamização de sessões de trabalho em que foram recolhidos contributos para as análises SWOT inerentes às diferentes dimensões em análise.

Após a sua apreciação e discussão, o CAQ emitiu um parecer favorável sobre o relatório, reconhecendo positivamente os esforços de ser produzido um relatório coerente que demonstra o forte desenvolvimento da Instituição nos anos em análise (2017_2022).

O relatório de avaliação institucional e o parecer do Conselho de Avaliação e Qualidade serão agora encaminhados para a A3ES até ao próximo dia 30 de junho.

A avaliação institucional desempenha um papel fundamental na melhoria contínua das instituições de ensino superior, permitindo a identificação de áreas de melhoria e o estabelecimento de planos estratégicos para o futuro.