Conferência Internacional sobre Jogos Sérios e Aplicações para a Saúde

Esta é uma conferência pioneira em Portugal, reunindo um total de 40 investigadores nacionais e estrangeiros na área dos designados jogos sérios (“serious games”). Entre os participantes, encontram-se académicos provenientes de países como Portugal, Inglaterra, ...

Entre os participantes, encontram-se académicos provenientes de países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Brasil, Quénia, Holanda e Bélgica.

Nuno Dias, docente do IPCA e General Chair da SeGAH 2013, explica que “os jogos sérios em saúde são uma área ainda em expansão a nível internacional, sobretudo do ponto de vista científico, havendo já uma forte aposta em termos empresariais”.

Na área específica da saúde, estes jogos podem ser utilizados numa infinidade de aplicações, designadamente através da utilização de simuladores para o treino clínico e cirúrgico, na educação de pacientes (por exemplo, no ensino de docentes diabéticos para lidarem com o controlo dos níveis de insulina), em ações de marketing e campanhas de sensibilização, na reabilitação cognitiva e motora, no diagnóstico clínico e na criação de ambientes virtuais, entre outras.

Sara de Freitas, uma portuguesa que dirige o departamento de investigação do Serious Game Institute, no Reino Unido, é a principal oradora convidada da SeGAH 2013, onde irá abordar as vantagens da utilização de jogos sérios na educação para a saúde.

Organizada pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA (Barcelos), onde é ministrado o único curso em Portugal de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, a SeGAH 2013 conta com o patrocínio e acreditação da IEEE, a maior associação mundial de profissionais para o avanço da tecnologia. Tem, ainda, o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Caixa Geral de Depósitos.

A primeira edição da SeGAH realizou-se em 2011, na cidade de Braga, estando já a ser preparada a SeGAH 2014, que irá decorrer em local ainda a definir.

O programa da SeGAH 2013 pode ser consultado no site da conferência: http://bravo.ipca.pt/segah2013/