Conferência debate o potencial transformador das Universidades Europeias

O potencial de transformações pioneiras que poderão ser protagonizadas pelas Universidades Europeias (RUN-EU) ao nível da educação, investigação e inovação, vai estar em debate, no dia 14 de abril, das 09h00 às 17h00 (GMT).

Uma conferência online da responsabilidade do Instituto Politécnico de Leiria e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, integra a Comissão Organizadora do evento.

A Conferência contará com uma comunicação da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n), entidade que é Parceira Associada do IPCA na Universidade Europeia RUN-EU.

A alumna do IPCA Beatriz Abreu Salgado irá moderar um dos painéis, numa conferência em que estarão envolvidos os mais altos representantes europeus e nacionais na área do ensino superior.

O programa inclui os seguintes momentos:

09h00 – Sessão de Abertura

09h30 – Painel 1: O potencial de transformação das Universidades Europeias

11h00 – Painel 2: Como a Universidade Europeia pode promover competências para uma sociedade verde, digital e inclusiva

12h00 – Painel 3: Competências futuras e avançadas para a transformação da sociedade

15h30 – Painel 4: O papel das Universidades Europeias na liderança dos ecossistemas regionais de inovação

16h45 – Cerimónia de assinatura do Memorandum de Entendimento (MoU)

Acordo dos membros da Universidade Europeia RUN-EU com representantes dos Governos Regionais sobre a visão a longo prazo e a construção da EZ-ID – Zona Europeia para o Desenvolvimento Inter-Regional

17h00 – Sessão de Encerramento

Transmissão live no seguinte link: https://euconference.ipleiria.pt/

A rede RUN-EU, que o IPCA integra como membro fundador, visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia.

Neste âmbito, as instituições de ensino superior envolvidas, entre as quais o IPCA, comprometem-se a desenvolver, colaborativamente, um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem.

Estas ações envolvem a disponibilização aos estudantes de diferentes programas internacionais (curta duração e e-learning), sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento.

No futuro, os estudantes terão ainda a oportunidade de obter duplas ou múltiplas titulações europeias no âmbito de programas conjuntos de formação.

A missão da RUN-EU passa, ainda, pela promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável dos territórios abrangidos pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro.