Conferência 5ET debate omnipresença da tipografia no nosso dia a dia

Partindo do tema “Ubícua”, que apela à omnipresença da tipografia, o programa do 5ET conta com a participação de Miguel Sousa, Gerry Leonidas e Dave Crossland como oradores convidados, além das várias comunicações que vão decorrer ao longo dos dois dias da conferência.

Miguel Sousa é um “type designer” e “font developer” luso-americano que integra a equipa de desenvolvimento de fontes da Adobe Systems em São José, na California, onde lidera o grupo de produção. Durante os seus estudos universitários, desenhou o tipo de letra Calouste, que suporta os alfabetos arménio e latino, com lhe mereceu uma distinção do Type Directors Club, em 2006.

Gerry Leonidas é professor associado de Tipografia na Universidade de Reading (Inglaterra), sendo também diretor do programa MA Typeface Design e do Tdi Summer Course.

Dave Crossland é um “type designer” inglês, autor da famosa Cantarel, uma fonte incluída no lançamento do Google Fonts e que é, também, a pré-definida do User Interface do GNOME 3. Atualmente, este designer britânico desempenha funções de Consultor de Fontes da Google Web Fonts e é instrutor da equipa Crafting Type.

Exposição mostra arte
da caligrafia ao longo de 500 anos

Paralelamente à conferência 5ET, vai decorrer, de 28 de novembro a 4 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, a exposição “Diversas Sortes de Letras”. Esta mostra reúne a Coleção Dino dos Santos, composta por livros de caligrafia que ajudam a compreender a evolução desta fabulosa arte ao longo dos últimos 500 anos.

Embora seja dada natural primazia aos calígrafos portugueses, a colecção foi expandida a alguns dos mais relevantes autores de outros países, entre os quais o italiano Giovannantonio Tagliente e o inglês Joseph Champion.

O 5ET é organizado pelo Departamento de Design da Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

Site e programa completo da 5ET