Comunicado do IPCA a propósito do falecimento do Professor Mariano Gago

O Professor Mariano Gago desempenhou um papel fundamental para aquilo que é hoje o IPCA. Foi ele quem reconheceu a importância deste instituto politécnico, acabando com o regime de instalação que durava há mais de 14 anos.

Foi, também, no seu tempo enquanto Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que se tornou possível construir o atual edifício da Cantina e dos Serviços de Ação Social, no Campus do IPCA.

O reconhecimento da importância do IPCA comprova-se ainda nas duas visitas que o Professor Mariano Gago fez a este instituto politécnico enquanto ministro.

O Professor Mariano Gago deixou ainda um importante legado ao Ensino Superior em geral, marcado pela aprovação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), que veio dar maior autonomia a estas instituições, pela grande alteração ao Estatuto de Carreira do Ensino Superior e pelo contrato de confiança que assinou com todas as IES públicas.

Lembramos, ainda, a importância do programa de apoio à formação avançada de docentes do Ensino Superior Politécnico, o PROTEC, que representou um incentivo à obtenção do grau de doutor por inúmeros professores.

Além de Ministro, o Professor Mariano Gago foi também um homem de Ciência, que será para sempre recordado pelo contributo determinante que deu para a modernização do sistema científico português e para o seu reconhecimento internacional.