Comité Consultivo da EST promove cooperação com empresas

IMG_8190

O modelo de composição do Conselho Consultivo da EST é um caso único em Portugal, visando aproximar o IPCA e as empresas. “Acho que grande parte dos problemas que faziam, no passado, com que as empresas olhassem com desconfiança para o Ensino Superior estão hoje ultrapassados”, disse o diretor da EST, Nuno Rodrigues, acrescentando que, “ao contrário do que sucede noutras instituições, este Conselho Consultivo é mais aberto ao exterior, tendo em vista o desenvolvimento e a prossecução de atividades de cooperação”.

Segundo Nuno Rodrigues, “o ensino, a investigação e a inovação são os três principais vetores de qualquer instituição de ensino superior, pelo que devem estar alinhados com aquilo que fazem as empresas”.

Presente na sessão de abertura, Agostinho Silva, vice-presidente do IPCA e diretor do Gabinete para o Emprego, Empreendedorismo e ligação às Empresas (G3E), enalteceu a iniciativa da EST e realçou a importância do relacionamento e da cooperação.

“As empresas necessitam da existência de investigadores que as ajudem a inovar e, simultaneamente, os estudantes precisam delas para desenvolverem os seus projetos”, defendeu Agostinho Silva.

O vice-presidente do IPCA sublinhou, a propósito, que “a melhor imagem de marca desta instituição são os nossos alunos e o seu desempenho nas empresas para onde vão trabalhar”.

Associações apoiam cooperação

Este desejo da EST em promover, através do Conselho Consultivo, uma aproximação real às empresas recebeu o apoio e a “disponibilidade para ajudar” por parte do presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque.

“Este passo é uma excelente oportunidade para todos, nomeadamente no sentido de nascerem aqui projetos conjuntos”, disse João Albuquerque.

Na opinião do presidente da ACIB, “o paradigma mudou e, hoje em dia, nenhuma empresa, por maior que ela seja, sobrevive sozinha”.

João Albuquerque destacou, ainda, a “qualidade do ensino” no IPCA, considerando que “esta instituição de ensino politécnico ocupa, cada vez mais, um espaço fantástico no distrito de Braga”.

A encerrar a sessão de abertura, o presidente do Conselho Geral do IPCA e da Associação Industrial do Minho (AIMinho), António Marques, realçou que “a oferta formativa do IPCA é assertiva e dirigida às empresas” e destacou a “proximidade descomplexada” de que o Conselho Consultivo da EST é um exemplo.

Numa abordagem à situação atual do País, António Marques defendeu que “a inovação e a internacionalização das empresas só podem ser alcançadas através da promoção e da aproximação ao Conhecimento”.

“Não é com salários baixos que nós saímos da crise, pois já vimos que isso está a dar mau resultado, mas sim com a valorização dos nossos produtos. E isso só se consegue com Conhecimento”, acrescentou o presidente da AIMinho.

Após esta sessão de abertura, a primeira reunião do Comité Consultivo prosseguiu com uma série de sessões paralelas que juntaram docentes das várias áreas de ensino da EST e representantes das empresas. O objetivo foi, sobretudo, a partilha de ideias para o desenvolvimento de projetos conjuntos que serão anunciados em breve.

Entre as empresas que integram o Comité Consultivo da EST figuram a Microsoft Portugal, EDP, Siemens, BOSCH, Sonae, YDreams, HP Portugal, EFACEC, Leica, Primavera e Continental Mabor, entre muitas outras.