Cientista Renata Gomes realiza quinta-feira aula aberta e workshop no IPCA

Radicada em Londres há vários anos, onde é investigadora do King’s College London, Renata Gomes tem somado prémios e nomeações internacionais graças ao trabalho desenvolvido no domínio da nanotecnologia ao serviço da medicina, mais concretamente na área cardíaca.

Na próxima quinta-feira, a cientista natural de Barcelos vai estar no IPCA, onde realizará, a partir das 11h00, uma aula aberta sobre “Os desafios da ressonância magnética funcional cardíaca” e, a partir das 17h00, um workshop acerca dos “Desafios no desenvolvimento de produtos na área médica”. Ambas as sessões serão abertas ao público em geral.

O dia será, ainda, aproveitado por Renata Gomes para visitar os laboratórios do Digital Games Research Center (DIGARC) do IPCA e participar em sessões de trabalho com estudantes de mestrado.

Será, ainda, assinado um protocolo entre o IPCA e o King's College London, tendo em vista a realização de estágios ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus+ e do consórcio Now Portugal.

11h00 – Aula Aberta:
Local: Auditório Engº António Tavares
Sessão aberta à comunidade

Tema: “Os desafios da ressonância magnética cardíaca”

As técnicas de imagiologia não invasiva têm-se revelado extremamente importantes, não só para os clínicos como também para os investigadores na área da medicina. A Ressonância Magnética é, tradicionalmente, utilizada na avaliação cardíaca e no prognóstico para o paciente. A Ressonância Magnética Cardíaca (RMC) tem-se transformado, também, numa importante ferramenta para a investigação científica. Ainda assim, os cientistas debatem-se com inúmeros desafios pelo que existe a necessidade de desenvolver novas abordagens ao nível da RMC. Esta sessão visa debater os projectos que estão em curso.

12h30 – Assinatura de protocolo entre o IPCA e o King's College London

17h00 – Workshop
Local: Auditório Engº António Tavares
Sessão aberta à comunidade

Tema: “Desafios no desenvolvimento de produtos na área médica”

A essência da ciência baseia-se na busca pela descoberta e pelo desenvolvimento. Embora a pesquisa básica seja tão importante quanto a investigação translacional – que diz respeito à aplicação dos resultados da investigação científica na prática clínica – a ânsia para translacionar a ciência tem levado os investigadores a terem em mente aspetos translacionais. De forma a alcançar a translação, é por isso necessário ter consciência dos desafios e critérios que devem ser obedecidos de forma a levar os resultados da investigação laboratorial para a prática clínica. Neste workshop, serão também abordados os diferentes requisitos para a utilização dos produtos da investigação nos sistemas de saúde português e britânico.

18h30 – Sessão de trabalho com estudantes de mestrado do IPCA
Local: Laboratório de Desenvolvimento de Produto