CIED Barcelos inaugurou Antena de Informação Europeia em Famalicão

A cerimónia de inauguração contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, do presidente do IPCA, João Carvalho, e do eurodeputado Nuno Melo. A criação de antenas de informação visa, segundo ...

IMG_9203

A criação de antenas de informação visa, segundo a responsável do CIED Barcelos, Alzira Costa, “descentralizar o trabalho de difusão de informação europeia, contribuindo para uma maior aproximação aos cidadãos”.

Tendo em vista a instalação da Antena de Informação foi assinado um protocolo entre o IPCA, entidade que acolhe o CIED Barcelos, e o Município de Famalicão.

João Carvalho revelou à audiência, composta maioritariamente por alunos do ensino secundário, ter colocado como condição que a primeira Antena de Informação fosse instalada no Vale do Ave.

O presidente do IPCA sublinhou, por outro lado, a importância da difusão de informação sobre a União Europeia, tendo em conta a divulgação dos instrumentos financeiros que ficarão ao dispor dos cidadãos e das empresas no âmbito do plano estratégico Europa 2020.

“O não sabia tem que acabar. Não faz sentido as pessoas não concorrerem a fundos europeus apenas por não terem acesso à informação”, disse João Carvalho.

A importância do acesso à informação foi, também, salientada pelo presidente da Câmara de Famalicão. “Esta antena aproxima-nos da Europa e faz-nos sentir, cada vez mais, cidadãos europeus”, disse Paulo Cunha, que justificou a escolha da Biblioteca Camilo Castelo Branco para a instalação da Antena como uma forma de “credibilizar a informação, pois este é um espaço de conhecimento e de formação da cidadania”.

Já Nuno Melo dirigiu a sua intervenção, sobretudo, aos jovens, depois de considerar que os centros Europe Direct como “importantes intermediários entre os cidadãos e as instituições europeias.

“Sinto que há uma nova geração que começa a ter uma maior apetência para as questões europeias”, disse o eurodeputado, recordando as inúmeras iniciativas escolares em que tem participado e a que tem, simultaneamente, dado apoio.

Mais Antenas para breve

A Antena de Informação Europeia de Famalicão é a primeira de quatro que serão inauguradas no espaço de uma semana. Já no próximo dia 28 de fevereiro entrarão em funcionamento novas antenas na Kerigma (Barcelos), na Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e na Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde).

Para breve está, igualmente, prevista a abertura de antenas de informação europeia no Município da Póvoa de Lanhoso e na sede da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIMAVE), em Guimarães.

O CIED Barcelos é um dos 19 centros que atuam em Portugal como intermediários entre os cidadãos e a UE, disponibilizando localmente informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento europeu.

Este centro de informação está sediado no Campus do IPCA, na sequência de uma candidatura apresentada em resposta a um convite lançado pela Direção Geral de Comunicação da Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.

As imagens da inauguração podem ser vistas clicando AQUI.