CIED Barcelos e IPCA promovem Semana Europeia

CIED_Conf_Imprensa

A iniciativa pretende envolver toda a comunidade da área de intervenção do CIED Barcelos – as denominadas NUT III do Cávado e do Ave – numa série de iniciativas que irão decorrer no Campus do IPCA e que visam assinalar o Dia da Europa, a 9 de maio.

Alzira Costa, coordenadora do CIED Barcelos, revelou em conferência de imprensa que o programa da Semana Europeia integra a realização de “tertúlias, conferências, saraus culturais e visitas ao espaço físico do CIED Barcelos”.

Nestas atividades estarão envolvidos, além dos estudantes da região, mais de uma centena de alunos estrangeiros, que frequentam, atualmente, o IPCA e a escola Secundária de Barcelos ao abrigo dos vários programas de mobilidade promovidos pela União Europeia. Está, igualmente, prevista a presença de vários eurodeputados dos diversos grupos políticos.

O programa da Semana Europeia abrirá, no dia 6 de maio, com a inauguração do CIED Barcelos, a que se seguirá a realização de uma conferência sobre «Os grandes desafios da União Europeia na informação/comunicação aos cidadãos.

No dia 7, além de uma série de visitas escolares ao CIED Barcelos que se prolongarão por toda a semana, terá lugar uma conferência sobre os desafios da indústria, do comércio e da agricultura.

Para o dia 8 de maio, às 18h00, está agendada uma tertúlia subordinada ao tema «As Finanças da UE – eu também sou contribuinte europeu».

O Dia da Europa será oficialmente assinalado, no dia 9 de maio, com a realização, a partir das 10h00, de uma conferência sobre «Oportunidades de Mobilidade e de Emprego – Novas Realidades e Desafios?». Às 14h00 será inaugurada a exposição «A Rua Onde Vivo / The Street Where I Live», composta por fotografias dos estudantes estrangeiros no IPCA, a que se seguirá a tertúlia «Somos cidadãos europeus» com a participação dos alunos ERASMUS/Leonardo Da Vinci. O objetivo é a partilha das experiências vividas no âmbito dos vários programas de mobilidade e intercâmbio.

À noite, a partir das 20h00, realiza-se um jantar seguido de Sarau Cultural, na cantina do IPCA. Esta ação contará com a participação de todos os grupos académicos do IPCA (tunas, fados e serenatas), do grupo de poesia itinerante de Barcelos e do grupo musical da Escola Secundária de Barcelos.

A Semana Europeia encerra, no dia 10, com a divulgação do vencedor do concurso «Estratégia Europa 2020», destinado a alunos dos ensinos secundário, profissional e superior da região do Cávado e do Ave. Este concurso visa a apresentação de trabalhos, sob a forma de poster, que interpretem o plano de crescimento da União Europeia para este período de 10 anos.

À noite, a partir das 23h00, o Campus do IPCA será palco de uma Festa de Encerramento aberta a toda a comunidade.

Objetivos do CIED Barcelos

Na conferência de imprensa foram também apresentados aos jornalistas os objetivos e serviços prestados pelo CIED Barcelos, que será, segundo Alzira Costa, um ponto privilegiado de “acesso à informação” sobre a UE.

“O CIED Barcelos, na sua área de intervenção, permitirá que os cidadãos disponham de informações, orientação, assistência e respostas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da UE. Simultaneamente, promoverá ativamente o debate sobre a UE e as suas políticas, a nível local e regional. Por fim, permitirá às instituições europeias melhorarem a difusão da informação adaptada às necessidades locais e regionais e possibilitará ao público enviar reações sob a forma de perguntas, opiniões e sugestões”, acrescentou.

Também presente na conferência de imprensa, Manuela Cunha, vice-presidente do IPCA, destacou que, com o acolhimento de um Centro Europe Direct, o IPCA está “a reforçar a coesão do tecido social na sua área de intervenção, no pressuposto de que quanto mais informados forem os cidadãos sobre os seus direitos como cidadãos da UE e sobre as prioridades da UE, maior será a sua capacidade de exercício da cidadania participativa”.

Este foi, aliás, apontado por Manuela Cunha como um terceiro pilar fundamental do papel desempenhado pelo IPCA, “para além da formação que oferece e das atividades de investigação que desenvolve”.