Casa da Música acolhe a CONFIA 2013

A CONFIA, cujo prazo para a submissão de artigos decorre até 21 de agosto, é organizada pelo Departamento de Design da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA).

Na edição deste ano os palestrantes convidados são Martin Salisbury e Paul Wells, duas das maiores referências mundiais na vertente científica da animação e da ilustração.

Além de ilustrador de renome internacional, Martin Salisbury é docente e investigador na Anglia Ruskin University, em Inglaterra, onde dirige o Centro de Estudos de Livros Infantis.

Paul Wells é diretor da Animation Academy da Universidade de Loughborough, em Inglaterra, além de autor de numerosos projetos na área da animação, teatro, televisão e cinema.

A CONFIA pretende assumir-se como uma referência na discussão contemporânea sobre estas áreas, que unem tradição e inovação tecnológica, encorajando a participação dos artistas, da indústria e do mercado, bem como da comunidade académica.

Neste sentido, a conferência tem aberta a submissão de artigos no âmbito do desenho/ilustração, da animação e da teoria da arte aplicada à animação e ilustração.
A exemplo do que sucedeu na 1ª edição, em 2012, os resumos dos artigos aceites serão publicados em livro e disponibilizados gratuitamente em formato digital.

Todas as informações estão disponíveis no site da CONFIA, que pode ser consultado clicando AQUI.

As origens da CONFIA

Segundo Paula Tavares, diretora do Departamento de Design do IPCA e General Chair da conferência, “a CONFIA teve origem na investigação que é feita no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA)”.

A docente sublinha, aliás, que, a exemplo do ano passado, “alguns dos artigos que serão apresentados são da autoria de estudantes do MIA e decorrem dos trabalhos desenvolvidos neste mestrado”.

O sucesso do MIA tem-se refletido, também, no êxito de vários dos seus estudantes e ex-estudantes, como são os casos, entre outros, dos ilustradores e animadores Tiago Lourenço, Constança Araújo Amador, Miguel Sousa (aka Heymikel), Catarina Gomes, que participou como jovem cineasta no Cinanima’2012, e do projeto Deka, que associa o Skate, Ilustração e Cultura Urbana, desenvolvido por Diogo Soares e Diogo Valente.