Atribuído o nome do Dr. António Martins ao Auditório 1 da Escola de Gestão

A placa identificativa foi descerrada no final de uma cerimónia de homenagem a António Martins, que praticamente encheu por completo o auditório agora batizado com o seu nome. Segundo João Carvalho, presidente do IPCA, a atribuição ...

Segundo João Carvalho, presidente do IPCA, a atribuição do nome de António Martins ao auditório onde tantas vezes lecionou visa “perpetuar a sua memória, o que ele fez e os frutos que deixou”.

Simultaneamente, foi criado o Prémio Dr. António Martins destinado a premiar, anualmente, o melhor aluno finalista das licenciaturas em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças. Esta distinção traduzir-se-à no pagamento da propina correspondente ao 1º ano do curso de Mestrado.

“O Dr. António Martins lecionava apenas quatro horas por semana, mas é incrível como toda a gente o conhecia”, realçou João Carvalho, recordando “o sorriso permanente” que o caracterizava.

A homenagem, organizada pelo Departamento de Fiscalidade, ficou marcada por vários testemunhos que recordaram não apenas a amizade que o ligou a alunos e colegas de docência, mas também a elevada competência profissional de António Martins.

“Falar de António Martins é, inevitavelmente, elogiá-lo”, disse Liliana Pereira, docente do IPCA. “É extremamente difícil encontrar numa pessoa tantas qualidades que funcionem de uma forma tão harmoniosa”, acrescentou.

Maria José Fernandes, também docente do IPCA, recordou, por seu turno, o importantíssimo papel de António Martins enquanto “elo de ligação entre o IPCA e muitos profissionais da área da Fiscalidade”.

Simultaneamente, “era também aquela pessoa que nos enchia a alma, era luz, era paz, era motivação”, referiu Maria José Fernandes, realçando uma característica que o definia enquanto ser humano e colega de trabalho: “ele nunca dizia 'eu', dizia sempre 'nós'”.

Um outro docente do IPCA, Rui Bastos, recordou o “enorme carinho” que António Martins tinha por esta instituição e pelo Departamento de Fiscalidade.

“Numa sociedade em que se confunde o urgente com o importante, recordamos a sensatez com que [António Martins] enfrentava os problemas”, acrescentou.

José Roriz, antigo diretor de Finanças de Braga e amigo de longa data de António Martins, realçou a forma como o antigo docente do IPCA “cativava todas as pessoas nas ações de formação” que ambos orientaram. “Ele tinha um dom”, disse.

Também alguns antigos alunos de António Martins não esconderam a emoção ao recordarem “o professor maravilhoso, o mestre”. Um desses estudantes considerou mesmo que “a melhor maneira de o homenagearmos é sermos um bocadinho como ele”.

A homenagem, que contou com as presenças da esposa e dos filhos de António Martins, ficou ainda marcada pelo lançamento de um livro, editado pelo IPCA, no qual estão reunidos testemunhos sobre a personalidade ímpar daquele docente que marcou várias gerações de estudantes da Escola Superior de Gestão.