Aprovado novo Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Este curso de mestrado é o primeiro do género em Portugal e a sua aprovação acontece pouco mais de um mês depois de o IPCA ter inaugurado o Digital Games Lab – Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais, em Barcelos, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O curso tem como objetivo dotar os seus estudantes de competências para a especificação e implementação de jogos digitais em áreas muito específicas e ainda não cobertas, de um modo global e coerente, por qualquer outro curso a nível nacional.

O Mestre em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais fica habilitado para trabalhar em áreas como a programação gráfica em C++, modelação 3D através de ferramentas profissionais (3D Studio Max, Blender, Maya), inteligência artificial específica e construção e utilização de motores de jogos, combinando todas estas técnicas de forma coerente.

Tendo como destinatários os licenciados em Informática, Engenharia Informática, Multimédia, ou áreas afins, este novo curso de Mestrado do IPCA irá funcionar em horário pós-laboral, devendo arrancar já no próximo ano letivo (2014-2015).

Além deste novo curso de mestrado, a Escola Superior de Tecnologia do IPCA leciona o curso de Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, também único do género em Portugal, que vem registando uma taxa de empregabilidade na ordem dos 100 por cento.

A área do entretenimento digital em geral, nomeadamente a dos videojogos, tem alcançado um grande crescimento a nível mundial, pelo que representa um potencial de futuro cada vez maior. Prova disso mesmo são os investimentos públicos e privados em projetos neste domínio que estão a surgir nas economias mais desenvolvidas, nomeadamente através do Programa Europa Criativa (2014-2020) que visa o financiamento e a alavancagem do setor.

Para mais informações sobre o Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais basta clicar AQUI.