Apresentação do «Manual de Contabilidade Financeira» – 5 de janeiro (11h00)

A apresentação da obra estará a cargo do Prof. João Carvalho, Presidente do IPCA. Este manual, editado pelo Grupo Editorial Vida Económica, apresenta, de forma acessível e pedagógica, a interpretação e aplicação prática do Sistema de ...

Este manual, editado pelo Grupo Editorial Vida Económica, apresenta, de forma acessível e pedagógica, a interpretação e aplicação prática do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) em determinadas áreas da contabilidade financeira.

Trata-se de uma obra de carácter didático, sobretudo destinada a estudantes do ensino superior e profissional na área da contabilidade, bem como a docentes e profissionais.

Doutorada em Ciências Empresariais (contabilidade), Sónia Monteiro é docente na Escola Superior de Gestão do IPCA, tendo também a seu cargo as direções do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade, do curso de Mestrado em Contabilidade e do curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade (ensino a distância). É, ainda, coordenadora da Pós-Graduação em SNC e membro permanente do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA.

Neste primeiro volume do Manual são abordados conceitos da contabilidade financeira e do SNC e estudadas temáticas relacionadas com os meios financeiros líquidos, inventários, compras e vendas/prestações de serviços, bem como questões contabilísticas inerentes ao Imposto sobre o Valor Acrescentado.

Em cada temática é apresentado o seu enquadramento contabilístico, com referência às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro aplicáveis, sendo acompanhada da apresentação sistemática de exemplos práticos.