A Ordem dos Contabilistas Certificados e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA (CICF/IPCA) promovem no próximo dia 12 de novembro, terça-feira, a partir das 14h30 horas, no Auditório António Domingues de Azevedo, em Lisboa, uma conferência no âmbito da apresentação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023.
Naquela que é já a vigésima edição de uma obra imprescindível para avaliar a evolução económico-financeira das autarquias e dos respetivos grupos empresariais, a sessão de abertura estará a cargo da bastonária Paula Franco, de Ribau Esteves, na qualidade de vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e de Filipa Calvão, a recém-empossada presidente do Tribunal de Contas. Na sessão de encerramento, para além da responsável máxima da Ordem, é aguardada a presença de Hernâni Dias, secretário de Estado das Autarquias Locais.
A apresentação do Anuário 2023, tal como tem sucedido nos últimos anos, ficará a cargo de Maria José Fernandes, presidente do IPCA e coordenadora do estudo.
«Uma nova Lei das Finanças Locais – um imperativo» é o tema proposto para o debate que se seguirá e que contará com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra; Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, sendo moderado por Pedro Mota e Costa, economista.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é um estudo da responsabilidade do CICF/IPCA e conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas desde a primeira hora.
As inscrições já se encontram disponíveis.