Alunos premiados pela Secundária de Barcelos cumprem mini-estágio no IPCA

José Lomba, de 14 anos, e Pedro Sendim, de 13, são alunos do 8º ano, na Escola Secundária de Barcelos, e perseguem o sonho de se licenciarem em Engenharia Eletrónica. Ambos formaram, este ano, a equipa ...

Ambos formaram, este ano, a equipa Waterboys e concorreram ao Grande Laboratório 6 com uma experiência que permitiu provar a Lei de Pascal e a teoria da Tensão Superficial através da criação de uma eclusa. Isto depois de, na edição do ano passado, terem já sido os vencedores do mesmo concurso com a construção de um carro movido a energia solar.

Graças a um protocolo de cooperação recentemente assinado entre a Escola Superior de Tecnologia do IPCA e a Escola Secundária de Barcelos, José Lomba e Pedro Sendim tiveram como prémio um estágio de dois dias no Centro de Investigação de Jogos Digitais, onde estão a receber formação breve em diferentes áreas da Eletrónica.

“É espetacular, é para aqui que eu quero vir estudar”, confessou José Lomba no final do primeiro dia passado no IPCA. “Estamos a aprender muita coisas que não sabíamos que existia”, acrescentou o Pedro Sendim.

Segundo João Vilaça, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, o objetivo deste estágio “é proporcionar a estes alunos um primeiro contactos com diferentes áreas da Eletrónica, permitindo-lhes explorar os sensores e microcontroladores, a robótica e os automatismo e dando-lhes, também, algumas bases teóricas”.

No final, os dois alunos deverão apresentar um projeto na área da robótica. “A ideia é que sejam capazes de construir um robô e programá-lo para uma determinada tarefa”, adiantou João Vilaça.

Para o futuro próximo, os dois alunos têm várias ideias na manga. “Queremos fazer um computador touch, construir um carro à escala real movido a energia solar e criar um alarme com ligação ao Android”, revelaram.

Ideias não faltam e vontade de estudar e trabalhar também não. “Temos alguma ajuda dos professores, mas gostamos mais de trabalhar sozinhos. Fazemos muita pesquisa na net e depois criamos os nossos projetos”, explicou o jovem José Lomba.