Novas acessibilidades ao Campus garantidas para meados de 2016

A obra de construção dos novos acessos rodoviários ao Campus do IPCA deverá arrancar no próximo mês de janeiro, prevendo-se a sua conclusão em meados de 2016. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que falava no encerramento da Sessão Solene do Dia do IPCA, que decorreu no passado dia 18 de dezembro.

O projeto, apresentado no decorrer da sessão, prevê a ligação direta do Campus do IPCA à Circular de Barcelos, passando a nova entrada a fazer-se junto ao atual edifício da Biblioteca, onde nascerá uma rotunda. Os trabalhos arrancam em janeiro e deverão estar concluídos no próximo mês de julho. Miguel Costa Gomes admitiu mesmo que, se tudo correr bem, a inauguração até poderá acontecer “antes de maio”.

Simultaneamente, está já em curso a obra de construção da via pedonal que vai ligar o Campus do IPCA (junto à cantina) à Avenida de S. José, permitindo um acesso mais rápido e seguro ao centro da cidade de Barcelos. Esta passagem terá uma extensão de 215 metros, sob a forma de ponte, e uma largura de três metros, prevendo-se que esteja, também, concluída em maio.

Segundo Miguel Costa Gomes, “com estas duas obras, a relação umbilical entre o IPCA e a cidade de Barcelos será, finalmente, efetivada”. O presidente da Câmara anunciou, a propósito, que decorrerá, em simultâneo, uma obra de requalificação urbanística de todo o percurso da Avenida de S. José, que deverá arrancar na Páscoa, “para que a entrada e saída da passagem pedonal tenha maior segurança e conforto”.

Futura Escola Superior de Tecnologia

ipca_0000

Na sessão solene foi, ainda, apresentada a maqueta do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia (EST), cuja primeira pedra deverá ser lançada também em 2016. A obra, que contempla também a instalação da Biblioteca, vai nascer junto ao atual Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais, tendo sido apresentada pelo diretor da EST, Nuno Rodrigues.

Segundo o presidente do IPCA, João Carvalho, esta empreitada deverá rondar os “três milhões de euros de investimento, sem contar com os equipamentos, e ser totalmente suportada por receitas próprias”.

A revolução que se antevê para o Campus do IPCA em 2016, levou João Carvalho a afirmar o espaço está “quase em velocidade de cruzeiro no que se refere a edifícios e acessibilidades”, aproveitando para agradecer ao presidente da Câmara de Barcelos “pelo seu empenho para que se concretizasse o que há muito se ambicionava”. Ou seja, um campus com “acessibilidades dignas, rápidas e mais seguras”.

Mais cursos TeSP e estudantes em 2016

Na cerimónia foi também apresentado o projeto do edifício que irá albergar a Escola Superior de Design (ESD), no centro da cidade de Barcelos. Trata-se da antiga escola Gonçalo Pereira, situado na Avenida dos Combatentes, frente ao “campo da feira”, que durante a manhã foi alvo de uma visita guiada pela diretora da ESD, Paula Tavares.

A instalação da escola naquele edifício acontece na sequência da recente assinatura de um contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Barcelos, proprietária do imóvel, e o IPCA.

Na sua intervenção, o IPCA apontou, entretanto, outros objetivos para 2016, entre os quais o aumento do número de estudantes, que em 2015 já bateu o recorde com quase quatro mil, bem como de professores e funcionários.

Anunciou, ainda, o desejo de ver crescer a oferta formativa de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). A este propósito, revelou que “as três escolas do IPCA apresentaram, recentemente, propostas de mais 20 novos cursos”, nas áreas “da tecnologia, do design e, pela primeira vez, da restauração, higiene e desenvolvimento alimentar”.

Segundo João Carvalho, pelo menos 10 destes novos cursos deverão funcionar já no próximo ano letivo, “o que significará que mais 500 estudantes entrarão no IPCA para frequentarem cursos TeSP”.

IPCA lançou nova identidade

O Dia do IPCA ficou, ainda, marcado pela apresentação e lançamento da nova identidade da instituição.

Esta nova imagem foi desenvolvida pelo designer Nuno Duarte Martins, docente da Escola Superior de Design do IPCA, que desenhou um sistema de identidade completamente novo, não só para o instituto, mas também para as suas três escolas.

Conforme explicou, na apresentação que fez durante a sessão solene, “cada escola tem o seu próprio universo”, que é representado em oito ícones desenhados para cada uma. “São universos próprios, mas compatíveis, que numa simples mudança cromática unem-se e contribuem para a construção da marca IPCA”.

Clicar aqui para ver todas as imagens do Dia do IPCA: visitas à residência de estudantes, ao futuro edifício da Escola Superior de Design no centro de Barcelos e aos polos do IPCA em Braga e Guimarães; almoço-convívio; sessão solene; tomada de posse do vice-presidente Agostinho Silva.