Ir para o conteúdo principal

Provedora do IPCA participa no III Encontro Intercalar de Provedores do Estudante

A Provedora do Estudante do IPCA, Liliana Pereira, participou, no dia 7 de fevereiro, no III Encontro Intercalar de Provedores do Estudante, que decorreu em Lisboa, na Universidade Europeia.

Este encontro é uma iniciativa da RPE – Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior, da qual a Provedora do Estudante do IPCA é membro, e teve por tema “A promoção do sucesso académico e o combate ao abandono no Ensino Superior – o papel dos Provedores do Estudante”. No decorrer do evento foi possível debater com os vários oradores convidados a problemática do abandono e do insucesso no Ensino Superior e os múltiplos fatores que lhes estão associados, tornando-se evidente a importância de uma intervenção a vários níveis e que envolva os vários atores da comunidade académica para que as medidas tomadas possam ser eficazes.

Tendo estado presente na sessão de abertura, o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, sublinhou a necessidade de intervenção em áreas como a ação social, a integração e apoio a estudantes deslocados, a saúde mental e a inovação pedagógica, para que possam ser alcançados resultados no combate ao abandono e ao insucesso.

Durante a tarde foram realizadas sessões de trabalho entre os Provedores do Estudante, os representantes docentes e não docentes das Instituições de Ensino Superior e os representantes dos Estudantes. Da parte do IPCA estiveram também representados o Gabinete de Psicologia dos Serviços de Ação Social e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA.

As conclusões dos trabalhos realizados reforçam a importância de uma definição clara dos conceitos de abandono e insucesso, da necessidade de obter dados atualizados sobre estes problemas e de ser realizada uma abordagem holística do combate ao abandono e ao insucesso, reconhecendo-se a sua complexidade fruto de fatores académicos, familiares, emocionais e socioeconómicos. Os Provedores do Estudante, dada a sua experiência, a proximidade aos estudantes e a sua capacidade de influência e mediação, têm um ângulo privilegiado de abordagem destes problemas, podendo auxiliar no seu diagnóstico e na definição e aplicação de medidas concretas.

O plano de atividades da RPE prevê a realização do próximo Encontro Nacional de Provedores do Estudante em outubro de 2025, nos Açores.