1ª Semana Internacional do IPCA foi uma das maiores da Europa

O balanço desta primeira experiência do IPCA na organização de uma iniciativa como esta ultrapassou, assim, as melhores expectativas, o que se traduz também nas inúmeras mensagens enviadas pelos docentes europeus. Ao longo ...

Ao longo desta 1ª Semana Internacional, que decorreu de 18 a 20 de fevereiro, os estudantes do IPCA puderam assistir a um vasto conjunto de seminários e aulas sobre temáticas relacionadas com as diversas áreas disciplinares da Escola Superior de Gestão e da Escola Superior de Tecnologia, o que constituiu uma oportunidade de se relacionarem com professores de outros países.

Segundo Manuela Cunha, vice-presidente do IPCA, “os propósitos e objetivos foram atingidos e as expectativas superadas”, pelo que “o nível de internacionalização do IPCA saiu reforçado com a inclusão deste evento no “roteiro” das semanas internacionais europeias”.

Além disso, o IPCA recebeu “muitas promessas” de participantes em voltarem em 2014. “Fica agora a responsabilidade de dar seguimento à 1ª Semana Internacional, começando a trabalhar para que a de 2014 corra ainda melhor”, acrescentou Manuela Cunha.

As semanas internacionais estão contempladas na estratégia de internacionalização de muitas instituições de Ensino Superior europeias. No âmbito deste género de eventos, os docentes beneficiam de bolsas de mobilidade disponibilizadas pelo programa ERASMUS, que lhes permitem deslocar-se a instituições de ensino superior parceiras para ministrarem aulas, seminários e workshops, bem como discutirem oportunidades de colaboração e trocarem vivências e experiências pedagógicas e científicas.

O sucesso desta 1ª Semana Internacional está, também, ilustrado nas inúmeras mensagens que, regressados às suas instituições, muitos dos docentes têm feito chegar ao IPCA, manifestando não só o desejo de estarem presentes numa segunda edição, mas também de voltarem a Barcelos para melhor conhecerem a região. Algumas delas são aqui disponibilizadas:

“I thoroughly enjoyed my time in Barcelos (so much so that I am thinking of coming back to the region for a holiday!). Thanks again, and I look forward to seeing you for International Week 2!”.
(Simon Sneddon, University of Northampton – Inglaterra)

“I'd loved my staying at International Week in IPCA. If you will be organizing 2nd Week, you can definitely count on me”.
(Artur Strzelecki, University of Economics in Katowice – Polónia)

“First of all I would like to thank for the remarkable effort aimed to the best success of the International Week. I had possibilitiers not only for knowing you and your Institute, but also a lot of interesting european professors. Additionally, I must confess that my appreciation includes not only the scientific part, but also the rich social program: congratulations for its quality! In conclusion, I would like to assure you that I'm available for future eventual collaboration if useful for your students”.
(Renato Rizzo, Universidade de Pádua – Itália)

“I want to congratulate for the perfect organization of the international week and, above all, I want to thank you for the warm welcome you gave to me”.
(Edgardo Sica, Universitá degli Studi di Foggia – Itália)

“We just want to tell you that we've had unforgetable stay in Portugal during the Erasmus week. Thank you so much for having us at IPCA, for your tremendous hospitality, and for your great support and being so enthusiastic to us all. We are still under a smashing impression of all the events that took place during this wonderful time in Portugal”.
(Alina Bryll / Iwona Sikora, University of Nysa – Polónia)

“I would like to thank you for all the effort and the invitation. I had a great time in Barcelos. It was incredible that you managed to cope with so many participants of the International Week”.
(Grazyna O'Sullivan, University Siedlce – Polónia)

“I want to thank IPCA very much, you have taken care of our teachers in a fantastic way, thanks because you have given them a unforgetable treatment”.
(Ana Ortega, Escuela de Arte y Superior de Diseño de Soria – Espanha)

“I am very grateful for the opportunity to spend this marvelous week in Polytechnic Institute of Cavado and Ave and I want to say many thanks for an excellent organisation of the 1st International Week at IPCA! As it was my first visit in Portugal, I am very impressed and definetely I would like to come back again in the next time”.
(Jānis Tomels, Riga Stradiņš University – Letónia)

A 1ª Semana Internacional do IPCA contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Câmara Municipal de Barcelos e Do Centro de Informação Europeia (CIED-Barcelos).