1ª conferência da parceria IPCA/CEDRAC abre caminho a novos projetos

Esta primeira conferência, subordinada ao tema “Norte 2020 - Inovação e Competitividade Empresarial“, cumpriu um dos objetivos das duas instituições que passam pelo desenvolvimento regional e pela criação de condições para que os empresários apostem ...

Norte2020_12

Esta primeira conferência, subordinada ao tema “Norte 2020 – Inovação e Competitividade Empresarial“, cumpriu um dos objetivos das duas instituições que passam pelo desenvolvimento regional e pela criação de condições para que os empresários apostem na inovação e competitividade das suas empresas, de forma a que estas possam vingar a nível nacional e internacional. O aproveitamento dos fundos comunitários por parte das empresas da região, nomeadamente o “ Norte 2020”, pode ser um impulso necessário para o sucesso ao nível da inovação e da competitividade.

A abertura da conferência esteve a cargo do presidente do IPCA, João Carvalho, e do presidente do CEDRAC, João Albuquerque.

Na sua intervenção, João Carvalho referiu que a inovação é uma das características do IPCA, dando como exemplo a aposta na criação de novas licenciaturas, a construção de um centro de investigação em jogos digitais e de um centro de apoio às empresas (PRAXIS XXI) e a criação da nova Escola Superior de Design.

Referiu, ainda, que esta troca de experiências entre as instituições de ensino e o tecido empresarial é o sucesso de toda uma região.

Por seu turno, João Albuquerque apresentou o CEDRAC e as associações que o integram, abordando ainda a importância do tecido empresarial no desenvolvimento da região do Ave e Cávado.

O presidente do CEDRAC reforçou a ideia de que a pareceria com o IPCA é um excelente motor para o desenvolvimento da região. Na opinião de João Albuquerque, esta primeira conferência deve ser vista como um incentivo ao associativismo, à aproximação do IPCA às empresas, e este deve ser o primeiro de um “hábito de encontros”, pois a união faz a força e é destas parcerias que resultam grandes progressos.

O tema relacionado com o “Norte 2020” foi justificado pelo presidente do CEDRAC com o facto de existirem ainda muitas empresas que necessitam de “algumas orientações para converterem os seus projetos em realidade”.

Painel com empresas de sucesso

Seguiu-se um painel moderado pelo diretor do jornal Vida Económica, João Luís de Sousa, que contou com uma intervenção de Alexandre Almeida, assessor da Comissão Diretiva do ON.2, dedicada ao tema da “Estratégia de Especialização Inteligente e os instrumentos de Apoio: Aspetos Operativos”.

Alexandre Almeida começou por dizer que “o norte é um gigante adormecido que pode fazer muito mais”. Apresentou, por isso, os domínios centrais para os apoios no âmbito do “Norte 2020”, com destaque para áreas como a “Cultura, criação e moda”, “Sistemas de mobilidade e ambiente”, “Sistema avançado de produção” e “Sistemas agro-alimentares e alimentação”. Estas são as áreas da “I Liga”, como classificou o orador, que mais ajudas financeiras terão.

Foram explicados ainda quais os instrumentos financeiros de apoio existentes e quais os aspetos operativos a ter em conta nas candidaturas.

Esta primeira conferência ficou ainda marcada pela presença de dois empresários de sucesso que demonstraram como as suas empresas cresceram em Portugal e além-fronteiras, usando como paradigma a inovação e a competitividade.

João Miranda, empresário da região e presidente da FRULACT, apresentou os resultados da empresa do ramo agroalimentar, explicando que a estratégia de crescimento desta empresa sediada na Maia, e que já tem unidades em vários países, esteve sempre ligada à inovação dos seus produtos, dos processos, na aposta da qualificação dos seus recursos humanos e na constante vontade de crescer, de competir, de inovar.

João Miranda terminou a sua intervenção referindo que a “inovação é a âncora para a competitividade e a internacionalização”.

Gerida por um empresário da região, João Cortez, a Celoplás – Plásticos para a Industria, é também um exemplo de uma empresa de sucesso, sediada em Grimancelos, Barcelos. Esta empresa também aproveitou as oportunidades de negócio e já abriu três unidades no concelho vizinho de Vila Nova de Famalicão. A Celoplás produz milhões de componentes para automóveis, sendo, atualmente, uma das responsáveis por cerca de 60% dos componentes usados nos sistemas de airbag em toda a Europa.

Esta empresa tem apostado na inovação tecnológica, no desenvolvimento de novos produtos, na aposta em mão-de-obra qualificada, na criação de parcerias estratégicas com instituições de ensino e tecnológicas, que tornaram esta empresa competitiva à escala global.

Foram ainda apresentados dois projetos académicos do IPCA, sob a temática do Design e Inovação Tecnológica, por parte de dois alunos desta instituição.

Esta parceria criada entre o CEDRAC e o IPCA dará continuidade ao seu trabalho, não só através deste ciclo de conferência como do desenvolvimento de outras iniciativas que potenciem o crescimento da região.