Poderás encontrar toda a informação no site da RUN-EU. Contudo, enviamos aqui o enquadramento deste desafio!
Enquadramento
Este desafio oferece ao pessoal staff da RUN-EU a oportunidade de desenvolver um breve estudo de caso no qual destacam e mostram, de forma narrativa, o impacto positivo da atividade no âmbito da RUN-EU.
Os objetivos deste concurso são três:
(1) Celebrar e reconhecer os nossos colaboradores pelo seu esforço diário para causar um impacto positivo nas nossas regiões.
(2) Comunicar o nosso impacto aos nossos stakeholders internos e externos, para que se sintam inspirados a também causar um impacto positivo com a RUN-EU.
(3) Compreender melhor o nosso impacto e melhorar continuamente.
Prémios
Os três nomeados que integrarem a lista final serão premiados com mobilidade gratuita para participar na General Assembly RUN-EU, a realizar-se no IPCA, em Barcelos, Portugal, em outubro de 2025. Será igualmente produzido um vídeo profissional para cada um dos estudos de caso dos nomeados, que será apresentado durante a General Assembly.
O vencedor receberá uma mobilidade gratuita para participar numa atividade da RUN-EU, à sua escolha, organizada por uma das instituições parceiras em 2026.
Formulário de Candidatura
Para participar no desafio, deverá ser submetido o modelo de candidatura devidamente preenchido, em formato PDF e Word, para o e-mail run-eu@howest.be até às 23h59 (CET) do dia 25 de maio.
Elegibilidade
- Os formulários deverão estar completos;
- Cada estudo de caso deverá identificar uma pessoa de contacto principal pertencente a uma IES da RUN-EU, que possa fornecer informações adicionais sobre o estudo de caso, caso tal seja solicitado. Esta pessoa será elegível para vencer o prémio;
- Aberto a todo o pessoal staff da RUN-EU, independentemente da sua área de especialização, função na instituição ou tipo de atividade no âmbito da RUN-EU;
- Apenas serão elegíveis atividades da RUN-EU que tenham ocorrido a partir de setembro de 2024;
- Não existe limite quanto ao número de estudos de caso que podem ser submetidos por cada instituição. Para serem considerados, deverá ser utilizado o modelo oficial fornecido pela RUN-EU e todas as secções aplicáveis deverão estar preenchidas;
- Não existe limite quanto ao número de pessoas envolvidas na preparação da candidatura ao desafio. No entanto, deverá ser designada uma pessoa como contacto principal do estudo de caso, sendo esta a elegível para receber o prémio;
- A atividade da RUN-EU que é objeto do estudo de caso deverá ter lugar na instituição da pessoa de contacto principal da candidatura;
- Para questões relacionadas com este desafio, por favor contacte: run-eu@howest.be
Cronograma:
- 25 de maio de 2025 – Data limite para submissão
- Primeira quinzena de junho de 2025 – Avaliação e seleção para nomeação da lista final
- Segunda quinzena de junho de 2025 – Notificação dos nomeados e contacto para realização de testemunho em vídeo
- 6 a 10 de outubro de 2025 – Apresentação dos testemunhos em vídeo na General Assembly da RUN-EU e anúncio do vencedor
Critérios de Avaliação
Haverá dois momentos de avaliação: um para nomear a lista final de candidatos e outro para selecionar o vencedor.
Para nomear os três estudos de caso que integrarão a lista final, estes serão avaliados por um júri composto por representantes de cada instituição membro da RUN-EU. Os membros do júri não avaliarão os estudos de caso da sua própria instituição.
Os seguintes critérios serão utilizados para avaliar as candidaturas:
1) Impacto e Significância (40% da pontuação final)
• Significância do Impacto: Qual é a magnitude e o carácter transformador da mudança?
• Abrangência do Impacto: Quantas pessoas, comunidades ou ecossistemas beneficiam?
• Relevância: O problema abordado é pertinente e atual?
2) Evidência (30% da pontuação final)
• A candidatura apresenta evidência clara e credível que sustenta as suas afirmações?
3) Clareza e Apresentação (30% da pontuação final)
• O estudo de caso é apelativo e envolvente?
• Está bem redigido e estruturado de forma lógica?
Para selecionar o vencedor do concurso, será gravado um testemunho em vídeo para cada um dos três estudos de caso finalistas, os quais serão apresentados ao público durante a General Assembly.
O público será convidado a votar, através de um sistema de votação online, no estudo de caso que considerar merecedor da vitória. Os critérios para esta votação serão inteiramente da responsabilidade de cada votante. As instituições não poderão votar nas suas próprias candidaturas.
Relembramos que deverás submeter a tua candidatura e o teu estudo de caso em inglês.