Suplemento dos 128 anos do JN ilustrado na íntegra por estudantes do IPCA

O Jornal de Notícias publicou, no dia 2 de junho, um suplemento alusivo ao seu 128º aniversário, que foi integralmente ilustrado por estudantes do Mestrado em Ilustração e Animação e contou com uma extensa entrevista ao presidente do IPCA, João Carvalho, sobre a situação financeira dos municípios portugueses.

A entrevista, realizada no Laboratório de Audiovisuais do IPCA, abordou as virtudes e os fracassos da gestão financeira dos municípios ao longo dos últimos 40 anos de Poder Local, aproveitando o profundo conhecimento de João Carvalho nesta matéria.

O presidente do IPCA lidera, há vários anos, a equipa de investigadores responsáveis pela publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, considerado uma referência na monitorização da eficiência do uso de recursos públicos na administração local. Este é, aliás, um trabalho que resulta de uma parceria entre o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA e a Ordem dos Contabilistas Certificados, entre outras entidades envolvidas.

A presença do IPCA neste suplemento especial de aniversário do Jornal de Notícias – que contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outras personalidades de relevância nacional – ficou também marcada pelo trabalho de cerca de 20 estudantes do curso de Mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design (ESD).

Esta participação aconteceu na sequência de um convite do Jornal de Notícias à ESD e antecipou a quarta edição da Conferência Internacional de Ilustração e Animação (CONFIA), que irá decorrer de 10 a 12 de junho, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.

Organizada pela Escola Superior de Design do IPCA, a CONFIA é já a maior conferência mundial na área da ilustração e da animação, juntando este ano mais de 130 investigadores, professores e profissionais de todo o mundo, que irão apresentar um total de 55 trabalhos durante os três dias do evento.