Ir para o conteúdo principal

3ª e 4ªEdição: Capacitação para a Co-Criação de Inovação Professores do Ensino Superior Politécnico e Profissional

 

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) está a investir na construção de comunidades de professores para promover projetos de co-criação com empresas. Serão promovidas seis ações de formação ao longo dos próximos três anos. Em cada ação de formação participam 10 professores.

O objetivo do programa é desenvolver habilidades dos professores para interagir com empresas, preparar alunos para melhor atender às necessidades da comunidade, modernizar a cultura educacional e desenvolver currículos.

Na formação, os professores aprenderão a utilizar práticas pedagógicas modernas e aplicadas globalmente. Ganharão confiança para utilizar novas ferramentas e métodos, para capacitar os alunos a participarem no desenvolvimento sustentável e na resolução de desafios futuros.

Na formação, os participantes vivenciam o processo de co-criação como co-criadores e também facilitadores.

 

DESAFIOS

  • O contexto do desafio vem de problemas sociais, de empresas, de organizações públicas e de grupos de investigação
  • Os casos são projetados com os participantes na formação utilizando megatendências futuras
  • Pessoas das organizações convidadas como especialistas nos milestones do processo

 

3ª e 4ª EDIÇÃO DA FORMAÇÃO

O programa da formação consiste em workshops online de 1 dia por semana, avaliação contínua e apoio de co-facilitação. Os professores envolvidos irão facilitar, ao longo do 2º semestre 2021/2022, uma ou mais equipas de alunos, em conjunto com representantes de empresas / instituições e outros docentes.

 

Online – Sessões ao vivo (síncronas – 96 + 96 = 192 h)

  • Calendário

o De 24 janeiro a 17 de junho de 2022

– Pausa em agosto

o Todas as segundas-feiras das 09h00 às 16h00

 

Online – Sessões não ao vivo (assíncronas – 152h)

  • Calendário

o De 24 janeiro a 17 de junho de 2022

– Pausa em agosto

 

 

CONTEÚDO DO WORKSHOP

INTRODUÇÃO

  • Fundamentos dos projetos de co-criação
  • Utilização dos processos e ferramentas de exploração de cenários futuros
  • Processo de entendimento e definição de contexto
  • Ideação e prototipagem
  • Validação de potenciais soluções
  • Conceitualização das ideias
  • Processo de construção de demos

 

INÍCIO DO PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO

  • Noções básicas de facilitação
  • Facilitação como profissão
  • Impulsionar a co-criação através da facilitação
  • Exemplos de co-criação
  • Modelos de desenvolvimento do trabalho de equipa
  • Ferramentas de exploração de cenários futuro
  • Facilitar a compreensão do contexto
  • Facilitar eventos de co-criação

 

MÉTODOS

  • Ferramentas de brainstorming
  • Ferramentas de prototipagem
  • Metodologias de validação
  • Ferramentas de proposta de valor
  • Storytelling como ferramenta
  • Documentar resultados de co-criação e aprendizagem
  • Ferramentas de avaliação

 

IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS

  • Como implementar a cocriação no ensino formal
  • Como avaliar a aprendizagem em processos de co-criação
  • Reflexões sobre a experiência de facilitação
  • Plano de implementação de boas práticas de co-criação nos planos curriculares

 

AVALIAÇÃO

  • A avaliação como processo contínuo
  • Introdução de novas ferramentas e métodos para processos de avaliação e feedback
  • Aprimorando da capacidade de análise de dados de feedback e avaliação.

 

CANDIDATURA

Os professores do Ensino Superior Politécnico (IPCA) e do Ensino profissional, que estejam interessados em participar na primeira ação de formação, devem formalizar a sua candidatura, até 15 de janeiro de 2022, preenchendo o formulário disponível AQUI.