O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) está a investir na construção de comunidades de professores para promover projetos de co-criação com empresas. Serão promovidas seis ações de formação ao longo dos próximos três anos. Em cada ação de formação participam 10 professores.
O objetivo do programa é desenvolver habilidades dos professores para interagir com empresas, preparar alunos para melhor atender às necessidades da comunidade, modernizar a cultura educacional e desenvolver currículos.
Na formação, os professores aprenderão a utilizar práticas pedagógicas modernas e aplicadas globalmente. Ganharão confiança para utilizar novas ferramentas e métodos, para capacitar os alunos a participarem no desenvolvimento sustentável e na resolução de desafios futuros.
Na formação, os participantes vivenciam o processo de co-criação como co-criadores e também facilitadores.
DESAFIOS
- O contexto do desafio vem de problemas sociais, de empresas, de organizações públicas e de grupos de investigação
- Os casos são projetados com os participantes na formação utilizando megatendências futuras
- Pessoas das organizações convidadas como especialistas nos milestones do processo
3ª e 4ª EDIÇÃO DA FORMAÇÃO
O programa da formação consiste em workshops online de 1 dia por semana, avaliação contínua e apoio de co-facilitação. Os professores envolvidos irão facilitar, ao longo do 2º semestre 2021/2022, uma ou mais equipas de alunos, em conjunto com representantes de empresas / instituições e outros docentes.
Online – Sessões ao vivo (síncronas – 96 + 96 = 192 h)
- Calendário
o De 24 janeiro a 17 de junho de 2022
– Pausa em agosto
o Todas as segundas-feiras das 09h00 às 16h00
Online – Sessões não ao vivo (assíncronas – 152h)
- Calendário
o De 24 janeiro a 17 de junho de 2022
– Pausa em agosto
CONTEÚDO DO WORKSHOP
INTRODUÇÃO
- Fundamentos dos projetos de co-criação
- Utilização dos processos e ferramentas de exploração de cenários futuros
- Processo de entendimento e definição de contexto
- Ideação e prototipagem
- Validação de potenciais soluções
- Conceitualização das ideias
- Processo de construção de demos
INÍCIO DO PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO
- Noções básicas de facilitação
- Facilitação como profissão
- Impulsionar a co-criação através da facilitação
- Exemplos de co-criação
- Modelos de desenvolvimento do trabalho de equipa
- Ferramentas de exploração de cenários futuro
- Facilitar a compreensão do contexto
- Facilitar eventos de co-criação
MÉTODOS
- Ferramentas de brainstorming
- Ferramentas de prototipagem
- Metodologias de validação
- Ferramentas de proposta de valor
- Storytelling como ferramenta
- Documentar resultados de co-criação e aprendizagem
- Ferramentas de avaliação
IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS
- Como implementar a cocriação no ensino formal
- Como avaliar a aprendizagem em processos de co-criação
- Reflexões sobre a experiência de facilitação
- Plano de implementação de boas práticas de co-criação nos planos curriculares
AVALIAÇÃO
- A avaliação como processo contínuo
- Introdução de novas ferramentas e métodos para processos de avaliação e feedback
- Aprimorando da capacidade de análise de dados de feedback e avaliação.
CANDIDATURA
Os professores do Ensino Superior Politécnico (IPCA) e do Ensino profissional, que estejam interessados em participar na primeira ação de formação, devem formalizar a sua candidatura, até 15 de janeiro de 2022, preenchendo o formulário disponível AQUI.