SilkHouse: Desenvolvimento de uma microrrede inteligente baseada em fontes renováveis de energia e de um sistema de monitorização para a Casa da Seda

 

Síntese  do Projeto

Este projeto visa transformar a Casa da Seda, do Centro Ciência Viva de Bragança, numa casa autossustentável, através da utilização de novas tecnologias de energia, amigas do ambiente. Tendo em conta a sua missão, a Casa da Seda servirá como plataforma de demonstração e divulgação destas soluções inovadoras para as futuras casas das cidades inteligentes. Para o efeito, este projeto vai desenvolver uma microrrede inteligente, baseada em fontes renováveis de energia e em tecnologias inovadoras, e integrar um sistema inteligente de controlo e monitorização, estendido à monitorização de diversas variáveis ambientais ao longo da passagem do rio Fervença pela cidade de Bragança.

Entre outras fontes renováveis, a microrrede vai integrar energia solar fotovoltaica e uma pequena hídrica devidamente integrada no local onde outrora existiu um moinho.

Para além de promover a sustentabilidade energética, o projeto visa, também, enriquecer a divulgação da ciência na Casa da Seda e aumentar o potencial de atração de visitantes para o Centro Ciência Viva de Bragança, como ponto de interesse da rota turística da região.