O GAPSA – Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico- foi criado em 2020 para dar resposta a um desafio colocado às Instituições do Ensino Superior – promover o sucesso académico e combater o insucesso e abandono escolares.
O Gabinete tem por missão construir conhecimento acerca das caraterísticas dos estudantes e dos seus percursos de formação, apoiar no desenvolvimento de formas de vida académica adequadas ao desenvolvimento integral do estudante, bem como no desenho de medidas de apoio que atendam de forma qualificada às suas necessidades.
O GAPSA desenvolve a sua atividade em estreita articulação os demais serviços, escolas e agentes responsáveis pela gestão pedagógica do IPCA e integrará o OPAS (Observatório para a Promoção do Sucesso Académico e o Combate ao Abandono).
O GAPSA está na dependência da Vice-Presidente Professora Doutora Patrícia Gomes.
Competências
O Gabinete para a promoção do sucesso académico exerce as suas competências no domínio da promoção do sucesso escolar e do combate ao abandono, cabendo-lhe designadamente:
- Apoiar a implementação da política interna de promoção do sucesso académico e combate ao abandono escolar, em articulação com os demais serviços, unidades orgânicas e agentes de educação e formação envolvidos;
- Desenvolver e atualizar, continuamente, bases de dados e obter estatísticas que permitam avaliar, monitorizar e acompanhar o sucesso académico dos estudantes e o abandono escolar, em articulação com os demais serviços envolvidos;
- Apoiar o desenvolvimento do OPAS (observatório para a promoção do sucesso académico e o combate ao abandono escolar), nomeadamente na recolha de dados junto dos serviços respetivos, devendo participar nas reuniões da equipa responsável pelo projeto;
- Elaborar relatórios periódicos, mapas estatísticos e outra informação relevante com vista à sinalização de casos de risco de abandono precoce e apoio à decisão e definição de medidas de atuação;
- Elaborar o estudo do abandono escolar dos ciclos de estudos do IPCA, seguindo as linhas e orientações superiormente definidas;
- Participar nas reuniões internas de discussão do sucesso académico e abandono escolar;
- Apoiar a organização de eventos, seminários e workshops na área da promoção do sucesso académico e combate ao abandono escolar;
- Outras competências no domínio da sua atuação que lhe venham a ser atribuídas;