O técnico em Informática de Gestão Aplicada ao Setor Social é um profissional habilitado a apoiar os órgãos diretivos de instituições do setor social no exercício das suas competências, assegurando a utilização de tecnologias digitais inovadoras no apoio à administração de programas e projetos informáticos, contribuir para a automatização de processos administrativos e logísticos, recolher e analisar dados, criar sistemas de informação e comunicação eficientes bem como promover a inovação tecnológica na gestão de serviços internos e externos com qualidade e eficiência.
Atividades Principais:
- Planear e desenvolver ferramentas e técnicas de comunicação e de negociação mais adequadas na gestão das relações interpessoais e profissionais, quer ao nível do ambiente interno, quer ao nível do ambiente externo da organização;
- Planear e desenvolver ferramentas informáticas de recursos humanos no contexto de uma instituição social;
- Apoiar tecnicamente nas tarefas de gestão das redes sociais e de marketing;
- Interpretar os princípios legais específicos do setor social, garantindo o cumprimento dos mesmos pela instituição;
- Prestar suporte aos utilizadores de sistemas informáticos, fornecendo soluções atuais e ajustadas às suas necessidades;
- Interpretar e gerir a informação recebida e produzida, utilizando as aplicações informáticas adequadas;
- Planear e desenvolver ferramentas e técnicas de implementação de sistemas de gestão da qualidade;
- Apoiar tecnicamente nas tarefas de controlo e gestão contabilística;
- Implementar sistemas de gestão de privacidade e proteção da informação;
- Planear e desenvolver ferramentas e técnicas de gestão da logística, contribuindo para a otimização de processos.